A Punto e Filo traz para o Brasil uma nova tecnologia na produção de seus tapetes: o ECONYL®. Produzido pela empresa Aquafil, a principal fabricante de fios para tapetes no mundo com a tecnologia, o ECONYL® é um inovador fio de nylon regenerado feito 100% do material. Resíduos, que antes iriam para aterros sanitários, se transformam em fios de nylon que serão usados na produção de tapetes.
O sistema de regeneração começa com o resgate de resíduos, como redes de pesca, retalhos de tecido, pisos de carpetes e resíduos industriais de aterros sanitários e oceanos em todo o mundo, que será limpo para recuperar todo o nylon possível através de um processo radical de regeneração e purificação. Após a passagem por essa técnica, os resíduos de nylon voltam à sua pureza original, transformando-se em nylon virgem. “Com a produção desse fio, aproximadamente 45 mil toneladas de lixo por ano voltam a ser produtos 100% regenerados, sem qualquer perda de qualidade”, conta Marinho Pisaneschi, diretor da Punto e Filo.
Além disso, a empresa convidou o Estúdio Lattoog, o designer italiano Giorgio Bonaguro, além do arquiteto Antonio Ferreira Jr. e dos designers Alfredo de Oliveira, Rodrigo Ohtake e Zanini de Zanini para compor a equipe de nova coleção. Intitulada Paulioca, a proposta do conceito da coleção desenhada pela Lattoog encanta, sendo a fusão de dois dos maiores ícones dessas pulsantes cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta série, a tradução de grafismos das cidades brasileiras fica aplicadas nos tapetes de um modo bem direto e homogêneo. Com cinco tapetes, em uma mistura de formas geométricas e lineares, a coleção do designer Giorgio Bonaguro faz uma homenagem as obras do arquiteto italiano Carlo Scarpa, que foi muito influenciado pelos materiais, paisagem e história da cultura veneziana e do Japão. “Eu adoro o Brasil e lançar uma coleção neste país que sempre me acompanha é muito satisfatório. Foi um desafio para minha carreira trabalhar em um produto diferente dos que estou acostumado a fazer. Estou muito feliz com a parceria com a Punto e filo e ansioso para o resultado final”, conta o designer.
Foto: Tapete do Zanini de Zanine
Já muito utilizado na indústria da moda, o nylon regenerado é transformado em fio para tapetes e carpetes. O nylon regenerado apresenta exatamente as mesmas características e propriedades que o nylon novíssimo, mas proporciona a vantagem do cliente adquirir um produto sustentável e que faz bem ao meio-ambiente. Segundo o diretor da Punto e Filo, com a fibra ECONYL® é possível criar tapetes com a mesma qualidade e desempenho que com a fibra derivada do petróleo, oferecendo aos clientes uma solução inovadora de sustentabilidade. Com esse inovador processo, para cada 10 mil toneladas de matéria-prima ECONYL®, serão salvos 70 mil barris de petróleo bruto e evitarão que 57.100 toneladas de CO2 seja emitido ao meio ambiente. Além disso, reduz o impacto do aquecimento global em até 80% em comparação com o material do óleo. O resultado dessa nova tecnologia é produtos de alta qualidade com menor impacto ambiental, transformando o problema de resíduos em soluções para interiores.
NeoCon
Abrindo espaço no mercado internacional, em junho, a empresa Punto e Filo apresentou na 51ª edição da NeoCon – plataforma líder mundial e o evento mais importante para a indústria de design comercial, que acontece em Chicago – EUA, o tapete Inhotim, produzido em parceria com a Aquafil, a principal fabricante de fios para tapetes no mundo com a tecnologia ECONYL®, um inovador fio de nylon regenerado feito 100% do material residual.
O DW! Semana de Design de São Paulo acontece de 18 a 25 de agosto de 2019 em mais de 120 endereços da capital paulista. A programação completa será divulgada em agosto. Acompanhe as notícias e novidades também pelo Instagram @designweekendsp ou clique aqui e cadastre-se como visitante para receber nosso boletim em seu e-mail.
Rua da Consolação, 3031, Cerqueira César,
São Paulo- SP