A Docol abriu as portas do seu parque industrial para alguns dos mais reconhecidos nomes da arquitetura e do design brasileiro para a criação de peças exclusivas. O resultado é apresentado no Projeto Domos.
As peças que compõem esta coleção diversa e instigante são assinadas por Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, da Play Arquitetura, Fernando e Humberto Campana, do Estúdio Campana, o escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque e os arquitetos Angelo Bucci e Gui Mattos.
Os produtos são uma união do padrão de excelência da indústria de metais sanitários à expressão de cada um dos seus autores. Conheça!
MANTIS e TORÓ por Play Arquitetura
“Uma peça sem tempo definido”, é como o arquiteto Marcelo Alvarenga da Play Arquitetura define a linha Mantis, cujo nome refere-se ao louva-deus. “O desenho longilíneo e orgânico do corpo evoca uma certa nostalgia. Já a forma e a textura do volante de acionamento remetem à preciosidade de uma joia“, completa Marcelo.
É possível encontrar Mantis e duas versões: o monocomando (de mesa) e a torneira (de mesa e parede).
“Quem não gosta de tomar uma boa ducha ao ar livre em dias de calor? O chuveiro Toró foi pensado para proporcionar esse prazer de um jeito descomplicado; com ele é muito fácil e prático ter a ducha dos sonhos em seu jardim ou quintal”, diz o arquiteto Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura, sobre esta criação.
Autoportante (sua base de cimento permite que não seja necessária a fixação em paredes), o Toró foi projetado para que nem mesmo a falta de um ponto de água nas proximidades seja empecilho, uma vez que pode ser conectado a uma mangueira comum de jardim, com um simples clique.
MISTURADOR e BICA DE BANHO PLAY por Angelo Bucci
Para criar o misturador Play, o arquiteto adotou como ponto de partida o modo de acionamento: um simples toque para abrir ou fechar e um dial que mantém a temperatura sempre igual. No misturador, de um lado faz-se a regulagem da temperatura através de um comando cilíndrico, do outro lado, para abrir e para fechar, basta um toque.
Já a bica de banho Play propõe uma experiência de banho confortável e revigorante. Sua bica concentra a água, conduzindo-a para um direcionador de fluxo de alta tecnologia, que produz um único jato que envolve o corpo, sem espirrar. O desenho em forma de arco, com uma bica em cada extremidade, proporciona duas opções de banho: bica alta para um banho de cabeça, como um mergulho, e bica baixa para manter a cabeça fora d’água, um banho só de corpo.
BOLD por Triptyque
Para dar forma a um misturador para cozinha ao mesmo tempo robusto e minimalista, os arquitetos do Triptyque adotaram um elemento técnico como fundamental do projeto e criaram este misturador que se conecta ao despojamento da estética industrial e dialoga com a linguagem e o caráter experimental que caracterizam o trabalho do escritório.
O misturador associa o aspecto bruto industrial ao acabamento escovado impecável em cores exclusivas. “Partimos de um design industrial e de uma aparência de certa forma bruta, para chegar a um produto com personalidade estética própria e acabamento impecável. O resultado, na nossa visão, é luxuoso.” – Grégory Bousquet, sócio do Triptyque.
GIRO por Gui Mattos
A forma é extremamente simples. Porém, enigmática, pois revela sua função somente ao ser manuseada: essa é a essência da torneira Giro, criação do arquiteto Gui Mattos.
Neste projeto ousado e sutil, o arquiteto propõe um objeto retangular visualmente interessante – um bloco precisamente desenhado para reunir todos os elementos funcionais. Um suave giro na parte superior do bloco faz surgir uma bica, que libera o fluxo de água quando o giro alcança o centro da cuba. A peça usa uma tecnologia de acionamento inovadora e inédita.
CONEXÕES ESPONTÂNEAS Por Irmãos Campana
Reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos – cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano, Humberto e Fernando Campana assina as bicas Conexões Espontâneas. Composta por torneira e misturador com acionamentos intercambiáveis, a linha foi inspirada nas adaptações hidráulicas encontradas em improvisadas construções arquitetônicas.
A dupla desenvolveu dois modelos de bica – para torneira ou misturador de mesa ou de parede – intercambiáveis em três opções de acionamento: acionamento para misturador monocomando tipo joystick, acionamento para torneira tipo volante cilíndrico e acionamento eletrônico.
Qual dos modelos acima mais chamou a sua atenção? Deixe seu comentário abaixo =)