Comida não é só alimento. É reunião, afeto, cultura. E pode ser, também, considerada um elemento fundamental do design. Seja a refeição ou o acepipe em si com suas texturas, sabores, aromas, cores, temperaturas etc., ou os elementos que os cercam: das embalagens ao empratamento e à ambientação de restaurantes. E quando a comida passa a ser tratada sob essa ótica é que nasce o Food Design.
Amplo e deliciosamente instigante, o Food Design é o tema escolhido para permear as ações que o Cidad3 e a Dedicatto levarão ao público de 4 a 8 de outubro, na Gabriel, durante a edição de 10 anos da Semana de Design de São Paulo.
Na programação está previsto um mix de sabores, vivências e pensamento crítico. A curadoria de Design e Arquitetura é assinada pela designer Silvia Grilli e a de gastronomia, pela apresentadora de TV, Brueth Carvalho. Silvia explica que “da produção à degustação, o que queremos é mostrar como o design pode valorizar produtos e serviços e transformar o ato de comer em experiências mais ricas”.
Semana Food Design: especialidades da casa
Na segunda-feira (4), abrem as duas exposições na Dedicatto, que seguem em cartaz até dia 8. A mostra Food Design reúne objetos assinados por designers brasileiros como Bruno Jahara, Ruy Ohtake e Vivian Coser, além da coleção particular de peças Alessi, da arquiteta Shisha Kessin. Na exposição Mesa Posta Autoral criações de Lu Locchi (presidente do Clube da Mesa Posta), da chef Gabriela Junqueira e do designer Ivison Spezani.
No correr da semana, estão programadas palestras que abordam temas que vão do foodtech à funcionalidade do design aplicado em cozinhas, passando pela gastronomia escandinava e o papel das cores na alimentação. Também há lugar para debates, cooking shows e, claro, degustações em almoços e tardes de drinques.
Para aproveitar todas as atrações e ter dados exatos sobre protocolos sanitários, datas e horários, basta acessar o link.