A NYC X Design acontece até 20 de maio. E o design nacional não ficou de fora! Além das marcas brasileiras que participam da International Contemporary Furniture Fair – ICFF, uma das exposições que fazem parte da programação da Semana de Design é dedicada exclusivamente ao design feito em nosso país.
Sob o tema Brasil in Natura, terra adentro, a exposição sensorial reúne 16 fabricantes e 19 designers de móveis, iluminação, revestimentos cerâmicos, rochas ornamentais, plástico, arte contemporânea, artesanato e artigos de decoração. Ao todo, 144 produtos estão expostos em formato de mostra, sob curadoria de Natasha Schlobach. A mostra é uma celebração a criatividade e a originalidade do design nacional ao apresentar peças que unem o o industrial e o feito à mão.
Já a ICFF é uma plataforma, líder na América do Norte, para design de móveis contemporâneos. Com ênfase no design original e sustentável, a ICFF apresenta uma ampla gama de produtos de decoração para um público de 10.000 arquitetos, designers de interiores, varejistas, distribuidores, fabricantes e imprensa. ICFF é realizado junto à WantedDesign Manhattan reunindo mais de 300 marcas de design estabelecidas e emergentes de mais de 25 países.
Móveis brasileiros na CASA BRASIL Nova York 2022
1. ALAGOAS FEITA À MÃO
Do litoral exuberante, passando pela Zona da Mata e o Agreste, o estado de Alagoas está representado em várias de suas facetas pelo projeto Alagoas feita à mão na mostra Casa Brasil Nova York 2022. Com curadoria de Marco Aurélio Pulchério e Rodrigo Ambrosio, o projeto reúne trabalhos de mestres e artesãos que perpetuam saberes que atravessam gerações, ao mesmo tempo em que imprimem suas visões particulares, revelando visões instigantes sobre o mundo.
2. BY KAMY
Natasha Schlobach construiu uma narrativa da história do Brasil com produtos by Kamy, abraçando por meio da criatividade e do design nacional o passado com arazzos de Tarsila do Amaral e Gilvan Samico, o presente com tapeçarias de Kiko Maldonado e tapetes desenhados pela diretora da marca by Kamy, Francesca Alzati, e o futuro do país com tapetes da coleção Avatar desenhados por Thiago Santa Cruz Silva.
3. MULA PRETA
André Gurgel e Felipe Bezerra apresentam a poltrona Kimono, um móvel que reiventando a tapeçaria, e é feito com um tecido 3D que se dobra sobre sua forma.
4. ELIANE REVESTIMENTOS
A Eliane expõe o azulejo Esfera Verde, assinado por Zanini de Zanine. O revestimento ousa no efeito tridimensional e no marcante tom de verde, sendo o destaque de uma paleta crua e simples, em que predominam tons de branco e cinza. O ponto central do azulejo é a forma arredondada, que garante conforto visual e tátil, além de harmonizar com volumes e relevos, incorporando a atmosfera densa e rica das florestas brasileiras aos espaços onde é inserido.
5. DECORTILES
A Decortiles participa da mostra com o porcelanato artístico Patch Pólen, assinado por Calu Fontes. “Sempre me fascinaram os livros de catalogação botânica. Na escola desenhava com detalhes as vegetações, fungos, ecossistemas, microorganismos. Para a estampa das cerâmicas quis trazer esse aspecto de folha envelhecida. A cartela de cores e os desenhos são mais neutros. Ainda mais porque a coleção mistura peças lisas”, diz Calu Fontes. A designer retrata as seguintes espécies no revestimento: agulha-de-adão, falsa érica, erva doce, ranunculácea, jarrinha, olho de faisão, euphorbia e cáscara sagrada.
Móveis brasileiros na ICFF
1. FLORENSE
A Florense levou a premiada linha F53, um conceito inédito de cozinha com bancada gourmet em madeira maciça de carvalho e pedras Dekton, apoiada sobre cavaletes de aço, com cooktop, cuba e outros acessórios. F53 possui design assinado pelo escritório de design internacional La Agencia.
2. TIDELLI
A Tidelli está entre as sete marcas brasileiras que estão expondo na ICFF, levando a originalidade do design brasileiro para esta grande vitrine.
Quer ficar por dentro de notícias como esta? Acompanhe a DW! também no Instagram: @designweekendsp.