O que seria O Bicho do Quintal? Uma fábula? Uma memória infantil? Uma série de emoções, lembranças e referência que foram se somando com o passar da vida? Para o artista plástico Edu Cardoso, é a materialização de quatro seres mitológicos que andam rondando sua mente em pinturas enormes.
“Eu fui para o sítio esses tempos e comecei a entender que a minha fonte de inspiração primária são temas campestres, por mais que a minha escola seja o street art, eu não cresci na rua urbana”, conta ao explicar o mix de metrópole e interior que o inspira e remete às relações derivadas do Modernismo ao incorporar tradições folclóricas.
Nascido em Avaré, interior de São Paulo, Edu foi convidado pela LAB 88 (@lab88revestimentos) para criar a obra “O Bicho do Quintal”, um cubo com arestas de mais de três metros que recebeu essas pinturas quase oníricas em suas faces externas e um cinema em seu interior. Monumental, a instalação é o grande chamariz da LAB 88 para a 11ª edição da Semana de Design de São Paulo, de 04 a 11 de setembro de 2022.
O CUBO
A obra dá continuidade, também, a ações que a LAB 88 vem fazendo ao longo do tempo. Empresa especializada no assentamento de revestimentos em grandes formatos, desenvolveu uma técnica para facilitar a junta em ângulos de 45o. O cubo foi a ferramenta para a demonstração e passou a ser um “símbolo” para a marca.
Assim, em julho do ano passado quando a sede da empresa passou para Pinheiros, 17 artistas foram convidados a criarem 16 cubos por meio de suas expressões – fossem elas graffiti, fotografia ou poesia – para a exposição CUBO LAB. As peças foram posteriormente vendidas e os valores arrecadados, convertidos ao auxílio de vítimas da pandemia de Covid-19.
Neste ano, o intuito é despertar os sentidos e criar uma sensação de pertencimento para os visitantes que passarem pelo galpão da LAB – e pelo cinema-cubo – durante o festival. As obras externas, feitas por Edu com capricho em tinta óleo aplicada pela técnica de veladura, podem ser apreciadas e, também, adquiridas. Serão 100 prints de duas faces da tela-cubo, cuja parte da verba será – mais uma vez – revertida para ações sociais de duas instituições, a NABEM – Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes e a Associação Maria Helen Drexel.
Dentro da caixa, o cinema com cadeiras antigas de madeira originais lembra as salas de outrora do interior. Em cartaz, um filme onde marionetes de outras criaturas imaginadas pelo artista dão vida a uma história. Cada sessão dura cinco minutos e pode ser vista por até 10 pessoas.
PROGRAME-SE
Ficou com vontade de visitar o galpão da LAB 88 e curtir essa experiência? A abertura é no domingo (04) às 10h e segue até às 19h. Nos dias 5, 6, 8 e 9 de serembro, o funcionamento vai das 9h30 às 18h. No sábado (10), último dia, o evento começa às 10h e se encerra às 14h. Panejando ir no feriado (07)? Melhor reprogramar, o galpão estará fechado.
O galpão da LAB 88 fica Rua Aspicuelta, 145 – Alto de Pinheiros, em São Paulo. As sessões têm duração de 5 minutos e a sala tem capacidade para 10 pessoas. Para assistir, basta doar 2kg de alimento não perecível.