BLOG / Vídeos

Cubo monumental dá corpo a pintura e cinema com ‘cheiro’ de interior em ação da LAB 88 na DW!

O que seria O Bicho do Quintal? Uma fábula? Uma memória infantil? Uma série de emoções, lembranças e referência que foram se somando com o passar da vida? Para o artista plástico Edu Cardoso, é a materialização de quatro seres mitológicos que andam rondando sua mente em pinturas enormes.

Eu fui para o sítio esses tempos e comecei a entender que a minha fonte de inspiração primária são temas campestres, por mais que a minha escola seja o street art, eu não cresci na rua urbana”, conta ao explicar o mix de metrópole e interior que o inspira e remete às relações derivadas do Modernismo ao incorporar tradições folclóricas.

Nascido em Avaré, interior de São Paulo, Edu foi convidado pela LAB 88 (@lab88revestimentos) para criar a obra “O Bicho do Quintal”, um cubo com arestas de mais de três metros que recebeu essas pinturas quase oníricas em suas faces externas e um cinema em seu interior. Monumental, a instalação é o grande chamariz da LAB 88 para a 11ª edição da Semana de Design de São Paulo, de 04 a 11 de setembro de 2022.

 

O artista plástico Edu Cardoso pinta uma das faces do cubo-instalação na LAB 88

O CUBO

A obra dá continuidade, também, a ações que a LAB 88 vem fazendo ao longo do tempo. Empresa especializada no assentamento de revestimentos em grandes formatos, desenvolveu uma técnica para facilitar a junta em ângulos de 45o. O cubo foi a ferramenta para a demonstração e passou a ser um “símbolo” para a marca.

Assim, em julho do ano passado quando a sede da empresa passou para Pinheiros, 17 artistas foram convidados a criarem 16 cubos por meio de suas expressões – fossem elas graffiti, fotografia ou poesia – para a exposição CUBO LAB. As peças foram posteriormente vendidas e os valores arrecadados, convertidos ao auxílio de vítimas da pandemia de Covid-19.

Neste ano, o intuito é despertar os sentidos e criar uma sensação de pertencimento para os visitantes que passarem pelo galpão da LAB – e pelo cinema-cubo – durante o festival. As obras externas, feitas por Edu com capricho em tinta óleo aplicada pela técnica de veladura, podem ser apreciadas e, também, adquiridas. Serão 100 prints de duas faces da tela-cubo, cuja parte da verba será – mais uma vez – revertida para ações sociais de duas instituições, a NABEM – Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes e a Associação Maria Helen Drexel.

Dentro da caixa, o cinema com cadeiras antigas de madeira originais lembra as salas de outrora do interior. Em cartaz, um filme onde marionetes de outras criaturas imaginadas pelo artista dão vida a uma história. Cada sessão dura cinco minutos e pode ser vista por até 10 pessoas.

PROGRAME-SE

Ficou com vontade de visitar o galpão da LAB 88 e curtir essa experiência? A abertura é no domingo (04) às 10h e segue até às 19h. Nos dias 5, 6, 8 e 9 de serembro, o funcionamento vai das 9h30 às 18h. No sábado (10), último dia, o evento começa às 10h e se encerra às 14h. Panejando ir no feriado (07)? Melhor reprogramar, o galpão estará fechado.

O galpão da LAB 88 fica Rua Aspicuelta, 145 – Alto de Pinheiros, em São Paulo. As sessões têm duração de 5 minutos e a sala tem capacidade para 10 pessoas. Para assistir, basta doar 2kg de alimento não perecível.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.