BLOG / Vídeos

Projeto Unicidades, da ETEL, leva exclusividade e técnicas do ateliê de alta costura ao design

A proposta audaciosa da ETEL (@etel.design) nesta edição da DW! Semana de Design de São Paulo é de implementar um ateliê de alta costura ao design, transformando cada peça em um território particular. O projeto inovador Unicidades, lançado durante o festival, apresenta peças da coleção ETEL com interferências que utilizam tecidos e fragmentos do rico acervo da marca.

A primeira edição do projeto é em parceria com a artista têxtil convidada Juliana Maia. Unicidades conta com um espaço de exploração das três técnicas que a artista propõe de intervenção nas peças da marca: colagem, em bordados sobre uma peça já estofada; pintura, transformando um novo tecido de metro; e bordado, com a união de tecidos em formatos orgânicos com técnica irregular. Os itens serão vendidos sob encomenda, diretamente com a artista.

Outro destaque é a apresentação da coleção de tecidos especiais ETEL Selection, desenvolvidos com matéria-prima e tingimento naturais especialmente para a marca.

Cadeira Del Rey, assinada por Jorge Zalszupin, recebe intervenção da artista Juliana Maia. Ao lado, luminária Lily, de Inês Schertel, na ETEL | Foto: Potyra Tamoyos/ Divulgação

Em um cenário de monotonia estética constatado pela marca, onde a individualidade é muitas vezes subjugada, a ETEL apresenta uma experiência que não é para todos, mas é um convite para aqueles que buscam incorporar autenticidade e espírito aos objetos – e assim transformar o cotidiano em algo extraordinário. O tema Unicidades será a inspiração da vitrine da loja, que apresenta outros lançamentos nesta temporada – a exemplo da coleção Mantiqueira, assinada pelo escritório AR Arquitetos e em exposição durante a DW! SP 2024.

A ETEL

Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL oferece uma nova perspectiva aos desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, caracterizada pelo fazer artesanal, pelo uso de matérias-primas locais e as influências da vanguarda internacional.

Sofá e poltrona Tribeca, assinados por Etel Carmona, recebem intervenção da artista Juliana Maia pelo projeto Unicidades. Ao centro, luminária Balaio, da AR Arquitetos + ETEL, que também está no conjunto de lançamentos da marca na DW! SP 2024| Foto: Potyra Tamoyos/ Divulgação

Liderada por duas gerações de mulheres, a fundadora e designer Etel Carmona e sua filha, a CEO e curadora Lissa Carmona, a ETEL pauta o mercado de design com sua sofisticada construção em madeira, a sensibilidade em relação as edições do mobiliário e o cuidado em valorizar o design autoral de agora e do passado.

Fazem parte da coleção ETEL criações de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, Isay Weinfeld, Claudia Moreira Salles, Etel Carmona e Dado Castello Branco, entre outros nomes.

Para acompanhar todos os eventos da ETEL na DW! SP 2024, confira o destaque na sessão Acontece e acesse o minisite da marca aqui.

Toda a cobertura do festival está no site da DW! e em nossas redes, especialmente no Instagram @dwsemanadedesign. Não deixe de assinar nossa newsletter para receber notícias em primeiríssima mão.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.