Galeria Botânica (@_galeriabotanica) e Ibec – Instituto Brasileiro de Economia Circular (@ibec.circular) lançaram uma parceria para estimular iniciativas de circularidade na cadeia do design e do universo botânico, durante a 14ª DW! Semana de Design de São Paulo. Antes disso, uma das primeiras ações da Galeria Botânica com o Ibec se deu no Brazilian Circular Hotspot, evento internacional de economia circular sediado no Recife (PE), em novembro de 2024.
Juntas, elas escolheram lançar a Galeria Circular durante a DW! SP, por entenderem o festival como um ambiente de reflexão sobre as transformações necessárias no universo do design, unindo arte, natureza e inovação. “A ideia é reafirmar a beleza do que é sustentável, fortalecendo a conversa sobre um design regenerativo e o impacto positivo da circularidade na criação e no consumo”, afirma Gabriela Nora, criadora e diretora criativa da Galeria Botânica.

A Galeria Circular pretende ser um ecossistema para expor produtos que incorporam, em seu design, os princípios da circularidade e demonstrar práticas artísticas que carregam histórias inspiradoras. A Botânica, por exemplo, desenvolve há seis anos produtos a partir de flores que seriam descartadas, chamando a atenção para a possibilidade de impactar o segmento floral com práticas circulares.
Para Beatriz Luz, presidente do Ibec, “precisamos do olhar disruptivo e provocador dos designers para trazer a criatividade e a beleza em produtos que serão o nosso futuro; para criar uma nova visão de valor para produtos duradouros, reaproveitáveis e reparáveis. Com a Galeria Botânica, estamos desenhando projetos para trabalhar a economia circular na cadeia das flores, para evitar desperdícios e impulsionar novos negócios. A ideia da Galeria Circular é plantar a sementinha da circularidade na DW! SP 2025, para inspirar todos a se unirem a nós”.

Na DW! SP 2025
Durante o festival, o espaço da Galeria Botânica ficou repleto de novidades e experiências para o público. Uma das ações foi o Flower Bar, que celebrou o fazer manual, o trabalho com produtores e a criação de arranjos em um ciclo contínuo, em colaboração com a Coperflora (@cooperflora). Também foi organizada uma imersão que contou com instalação visual em 3D das plantações de flores de Holambra, transportando o público para a origem das flores que compõem os arranjos da galeria.
Lançamentos, bate-papos, workshops e outros encontros completaram a diversificada programação, em mais uma participação vibrante da Galeria Botânica no festival. Para conhecer a galeria, não deixe de ir à rua Lisboa, 550, em Pinheiros. O espaço está aberto de segunda a sábado, das 10 às 18h.
Para saber mais sobre as possibilidades do design e receber conteúdos acerca desse universo, assine a newsletter da DW!.