Casa Zalszupin (@casazalszupin), ETEL (@etel.design) e Almeida & Dale Galeria de Arte (@almeidaedale) apresentam a exposição Huis Clos, com curadoria de André Millan e Antonio Gonçalves Filho, em cartaz até 17 de maio.
Huis Clos é o encontro entre Iberê Camargo e Miguel Rio Branco, na alusão a um mundo ‘sem saída de emergência’, no qual a tensão entre luz e sombra cria o eixo central da mostra. O trágico é abordado pelos artistas como estado irreversível da condição humana. Enquanto Iberê explora figuras isoladas em um mundo opressivo, Rio Branco o faz em uma série de fotografias ao lado da pintura inédita Pequeno Inferno.

“Como contrapeso que equilibra a carga trágica da obra de ambos, a exposição reúne móveis desenhados por Jorge Zalszupin. Muitos foram originalmente criados para esta casa, sua residência”, explica Antônio. O espírito lúdico de Zalszupin, impresso em sua casa e no mobiliário por ele criado, é um convite à intimidade e ao drama que as obras atravessam.
Exposição inédita na DW! SP 2025
A ETEL e o escritório italiano de arquitetura Marco Casamonti / Archea Associati (@archea_associati) uniram-se para trazer ao Brasil a exposição internacional Tributo: A Arquitetura como Forma de Diálogo, durante a DW! SP 2025. Originalmente apresentada na Galerie d’Architecture, em Paris, e com breve retorno à Europa, a mostra aborda a contribuição dos clientes para a produção de projetos e propõe uma reflexão sobre os impactos da arquitetura no ambiente urbano e na sociedade.
ETEL e Archea têm uma afinidade profunda e compartilham valores fundamentais em torno da materialidade, do saber artesanal e da sustentabilidade, aliando tradição e inovação no cenário do design e da arquitetura contemporâneos. A proposta em vídeos, textos, instalações e maquetes contempla os detalhes de cada etapa envolvida na criação de seis projetos do Archea pelo mundo: a Vinícola Antinori, o Viola Park, a Fábrica da Ferragamo – todos na Itália; a vietnamita Kiss Bridge; o Estádio Nacional, na Albânia, e o Instituto de Design de Energia Elétrica, na China.






No escopo da mostra ainda havia uma série de entrevistas gravadas na Ásia e Europa, dirigidas e fotografadas por Pietro Savorelli. A curadoria ficou a cargo do Luca Molinari Studio e buscou traduzir a filosofia do escritório italiano e de seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
A ETEL Design, que se destaca como uma das principais galerias de design do Brasil, resgata a obra de grandes mestres do Modernismo brasileiro ao mesmo tempo em que enaltece o diálogo com expoentes do design internacional e da arte brasileira, seja em mostras, na Casa Zalszupin, em discussões sobre o universo da criatividade e no showroom da marca, na alameda Gabriel.
Para conhecer um pouco mais da produção, do acervo e das atividades da ETEL, visite o espaço na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 10 às 14h. Para visitar a exposição Huis Clos, na Casa Zalszupin, é necessário agendar a visita.
Receba mais notícias como esta, em primeira mão, ao assinar a newsletter da DW!.