BLOG / Vídeos

15 projetos brasileiros que venceram o iF Design Award em 2023

Casa Jabuticaba, assinada pela arquiteta Fernanda Marques e sua equipe, abusa da madeira cumaru | Foto: Divulgação

O iF Design Awards (@ifdesign) é uma das mais prestigiadas premiações mundiais das áreas de arquitetura, interiores e design. Nascido em 1953 na Alemanha, o prêmio abrange diversas categorias – de iluminação a design de produto –, e recebe todos os anos mais de cinco mil inscrições de diversos países. Na edição 2023, designers e arquitetos brasileiros foram premiados, inclusive, com a láurea Gold. Foram dezenas de premiados, então destacamos 15 para você celebrar os vencedores a criatividade nacional com a DW!.

Alba Club, Sollos

A poltrona Alba Club deriva da coleção Alba e é caracterizada pelas mesmas linhas arredondadas vistas nas cadeiras e bancos desenhados pela Sollos (@sollos.jaderalmeida). Porém, este móvel é ainda mais generoso e confortável. A linha já foi anteriormente premiada, faturando, por exemplo, a menção honrosa do 34º Prêmio Museu da Casa Brasileira. A poltrona com estrutura de madeira e assento estofado com acabamento em couro, rattan ou tecido pode ser usada tanto em salas de estar, quanto jantar. Alba Club é uma das vencedoras do iF Design Award 2023, na categoria Produto.

A poltrona Alba, da Sollos, tem assinatura do designer Jader Almeida | Foto: Divulgação
A poltrona Alba, da Sollos, tem assinatura do designer Jader Almeida | Foto: Divulgação

Caré, Leo Ferreiro

A jangada e seu sistema estrutural são a inspiração e orientam a conformidade da poltrona Caré, assinada pelo designer Leo Ferreiro (@leoferreiromobiliaqueverve). Assim como nas embarcações que colorem os mares do nordeste brasileiro, Caré é montada pelo encaixe dos elementos de madeira e estabilizada pela tensão da corda torcida via torniquete. Não há colagens ou fixação por pregos e parafusos, por isso o móvel pode ser facilmente desmontado, melhorando o transporte. Vencedora do iF Design Award 2023 na categoria Móveis para Casa/ Decoração, Caré pretende criar a estética a partir da junção da solução estrutural com a referência cultural. Para arrematar, parte das unidades é produzida com madeiras de embarcações naufragadas ou em desuso.

Poltrona Caré, assinada pelo designer Leo Ferreiro, é inspirada ans jangadas | Foto: Divulgação
Poltrona Caré, assinada pelo designer Leo Ferreiro, é inspirada ans jangadas | Foto: Divulgação

DN Apartment, BC Arquitetos

O Apartamento DN nos Jardins, em São Paulo, construído nos anos 1970, ganhou nova ambientação desenvolvida pelo escritório BC Arquitetos (@bcarquitetos). O projeto preserva e se inspira nas características modernas da obra original e mistura madeiras, concreto e granilite como elementos base para uma ambientação minimalista e poética. Com móveis que também remetem ao Modernismo e suas influências, como a mesa de centro de Jorge Zalszupin, o apê acumula prêmios: iF Design Gold Award 2023; Deca Award 2022; ABD Award 2021 e Archello 2020.

O apartamento DN, do escritório BC Arquitetos, se inspira e preserva elementos modernistas dos anos 1970 | Foto: Divulgação
O apartamento DN, do escritório BC Arquitetos, se inspira e preserva elementos modernistas dos anos 1970 | Foto: Divulgação

Dunne, Sollos

Também da Sollos (@sollos.jaderalmeida), assinada pelo designer Jader Almeida, a poltrona Dunne já acumula dois prêmios: o iF Design Award 2023, na categoria Produto, e o Good Design Award 2022. O móvel tem aparência aconchegante e se baseia em uma forma orgânica, instigante e sensual. Suas curvas proporcionam inúmeras interpretação de usos cotidianos. Seu acabamento valoriza materiais básicos como tecido ou couro natural em cores neutras, com base giratória em aço carbono e texturizado nos padrões preto ou areia.

Poltrona Dunne, da Sollos, é mais um projeto de Jader Almeida | Foto: Divulgação
Poltrona Dunne, da Sollos, é mais um projeto de Jader Almeida | Foto: Divulgação

Cambito, Mula Preta

A mesa de xadrez Cambito é inspirada no movimento de contraponto a uma manobra de abertura no jogo. O estúdio de design Mula Preta (@mulapreta) desenhou a peça-tabuleiro durante a pandemia, em conjunto com outros móveis inspirados no universo dos jogos. A ideia era deixar a estadia imposta em casa mais agradável. O móvel de fibra de vidro tem estrutura incomum e pode ser usado em ambientes in ou outdoor. Cambito foi um dos projetos brasileiros premiados pelo iF Design Award na categoria Produto.

Mesa Gambito, do estúdio Mula Preta, foi criada durante os anos de pandemia | Foto: Divulgação
Mesa Cambito, do estúdio Mula Preta, foi criada durante os anos de pandemia  para uma estadia mais agradável | Foto: Divulgação

Geta, Artefacto

O sistema de sofás e mesas de apoio Geta é mais um design brasileiro premiado na categoria Produto, no iF Design Awards 2023. Os móveis modulares são da Artefacto (@artefactooficialbrasil) e podem ser combinados de maneiras diversas. Pensado para durar, o móvel assinado por Patricia Anastassiadis tem detalhes como alças nos encostos, bandejas de apoio e a discreta entrada USB para carregamento de equipamentos eletrônicos – que todo mundo adora.

Sistema de estofados e mesas de apoio Geta, da Artefacto | Foto: Divulgação
Sistema de estofados e mesas de apoio Geta, da Artefacto, oferece diversas possibilidades de compoisção | Foto: Divulgação

Jabuticaba House, Fernanda Marques Arquitetos Associados

A Casa Jabuticaba foi pensada para um jovem casal com filhos e leva apenas quatro materiais principais, sendo os destaques a madeira cumaru e as superfícies de travertino. O projeto abrange os dois mundos e busca a calidez e o aconchego. Na área externa, uma extensa pérgola se volta para as jabuticabeiras e a piscina. O projeto é do escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados (@fernandamarquesarquiteta) e conquistou o iF Design Award na categoria Arquitetura Residencial.

Casa Jabuticaba, assinada pela arquiteta Fernanda Marques e sua equipe, abusa da madeira cumaru | Foto: Divulgação
Casa Jabuticaba, assinada pela arquiteta Fernanda Marques e sua equipe, abusa da madeira cumaru | Foto: Divulgação

Mobi, Lumini

A luminária da Lumini (@_lumini) premiada no iF Design Award, na categoria Produto, combina tecnologia e elementos comuns ao cotidiano brasileiro. Mobi tem desenho assinado por Fernando Prado e possui base de concreto com puxador de alumínio que facilita o transporte, já que é uma peça à bateria. Ela dura até 12 horas e é carregada via micro USB: ideal para o uso em varandas, ambientes domésticos ou passeios, fazendo as vezes de lanterna. A peça fornece luz quente, que pode ser orientada através do refletor ajustável e controlada por um dimmer de toque.

A luminária Mobi, da Lumini, funciona a bateria e serve, inclusive, como lanterna | Foto: Divulgação
A luminária Mobi, da Lumini, funciona à bateria e serve, inclusive, como lanterna | Foto: Divulgação

Naiá, Accord Lighting

A luminária de piso Naiá, da Accord Lighting (@accordlighting), foi um dos projetos escolhidos na categoria Iluminação, do iF Design Award 2023. A inspiração vem do folclore brasileiro, especialmente a lenda relacionada à Vitória Amazônica. A luminária é estruturada em hastes de aço carbono, sustentando um disco de madeira que abriga as fontes de luz. Com duas faces distintas, o disco apresenta efeitos de iluminação que vão da luz abundante à tênue. Com a possibilidade de mover a estrutura, o posicionamento também permite que o foco seja direcionado, criando cenas e transformando a atmosfera ao seu redor.

Luminária de piso Naiá, da Accord Lighting, é inspirada na Vitória Amazônica | Foto: Divulgação
Luminária de piso Naiá, da Accord Lighting, é inspirada na Vitória Amazônica | Foto: Divulgação

Naiade, Docol

Os monocomandos Naiade foram pensados com versões para cozinha e banheiro e têm assinatura do estúdio radicado em Paris, Quaglio Simonelli, produzida pela Docol (@docoloficial). Com estrutura em balanço, que prevê um equilíbrio (quase) arquitetônico, as peças reúnem dois elementos em uma composição fluida: a bica de metal está pousada sobre um cilindro de Neoclast®, material de alto desempenho que mistura resina e agregados minerais. O posicionamento sugere um movimento iminente. Naiade foi premiada no iF, categoria Produto.

Monocomando Naiade, da Docol, tem versões para banheiros e cozinha | Foto: Divulgação
Monocomando Naiade, da Docol, tem versões para banheiros e cozinha. Modelo foi lançado na DW! 2023 | Foto: Divulgação

Nostalgia, Accord Lighting

Accord Lighting (@accordlighting) é a responsável pela produção da luminária de piso Nostalgia, desenvolvida pelo Studio Accord, que venceu o iF Design Award na categoria Iluminação, a segunda de duas conquistas da marca no prêmio em 2023. Como o nome indica, o objetivo é resgatar a memória de tempos passados, expressando um design modesto e clássico pelo uso de formas puras e aspecto mais austero. Regulares, as luminárias que compõem a coleção trabalham lâminas de madeira moldada e fazem referência ao movimento Art Déco.

Luminária de piso Nostalgia, da Accord Lighting, inteiramente feita com lâminas de madeira | Foto: Divulgação
Luminária de piso Nostalgia, da Accord Lighting, inteiramente feita com lâminas de madeira | Foto: Divulgação

Onda, Wentz

O estúdio de design Wentz (@wentz.design) assina a mesa de centro Onda, que conquistou os prêmios Archiproducts Design Awards 22 e, agora, o iF Design Awards. A peça é apoiada em pés de aço com acabamento em pintura eletrostática e seu corpo principal é feito a partir de um bloco de pedra. Seu tampo traz o elemento que lhe dá nome: uma onda. Ela, porém, contrasta com o restante da estrutura, linear e extensa, e como o movimento das águas do mar traz a mistura de força e delicadeza.

Mesa de apoio Onda, da Wentz, é assinada por Guilherme Wentz e feita com pedra natural brasileira | Foto: Divulgação
Mesa de apoio Onda, da Wentz, é assinada por Guilherme Wentz e feita com pedra natural brasileira | Foto: Divulgação

She, Quadrifoglio Movelaria

A mesa She – ou Ella – foi inspirada na arquiteta Lina Bo Bardi e é assinada pela designer Linda Martins (@lindamartinsdesign) para a Quadrifoglio Movelaria, de Nova Lima (MG). A peça também é uma das criações brasileiras premiadas na categoria Produto, do iF, e propõe funcionalidade em compartimentos abertos e fechados que abrigam e escondem objetos de uso. Sua estrutura é feita a partir de madeira reflorestada. O design se preocupou em arredondar cantos e baixar a base – para além da beleza, esses ajustes rendem maior segurança. Arremata o móvel a esfera que serve de puxador ou apoio para flores, que pode ser movida de lugar e encaixada em um dos orifícios de um dos tampos.

Ella ou She é uma mesa de apoio da Quadrifoglio, com design do estúdio Linda Martins | Foto: Divulgação
Ella ou She é uma mesa de apoio da Quadrifoglio, com design do estúdio Linda Martins | Foto: Divulgação

Ubá Light System, Omega Light

Ubá é um sistema de iluminação linear inspirado nas canoas esculpidas em troncos de árvores, por pessoas dos povos originários e ribeirinhos. Seu perfil proporciona linhas contínuas de luz delicada, que pode ser aplicada individualmente, de forma independente ou em linhas contínuas. Ubá foi desenvolvida pela Omega Light (@omega-light) para espaços corporativos e residenciais, e tem controle de ofuscamento dado pelo perfil de alumínio. O sistema venceu o iF na categoria Iluminação.

O sistema de iluminação Ubá, da Omega LIghting, pode ser usado isoladamente ou em linha | Foto: Divulgação
O sistema de iluminação Ubá, da Omega Light, pode ser usado isoladamente ou em linha | Foto: Divulgação

Vista Residence, Fernanda Marques Arquitetos Associados

Uma planta ampla, com 500 m2, foi o palco dado à arquiteta Fernanda Marques (@fernandamarquesarquiteta) e sua equipe para o projeto de interiores do apartamento Vista, nos arredores do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A obra integrou living e terraço, trazendo ainda mais luz e vivacidade para os espaços internos. Madeiras claras em painéis ripados, iluminações amareladas e aconchegantes e mobília contemporânea com ares modernistas formam a composição singular. Este é o segundo projeto do escritório a vencer o iF Design Award, agora na categoria Arquitetura de Interiores.

O apartamento Vista, assinado pelo escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados, leva luz ao interior | Foto: Divulgação
O apartamento Vista, assinado pelo escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados, leva luz ao interior | Foto: Divulgação

Para saber mais sobre o iF Design Awards, acesse o site da premiação e acompanhe o Instagram da DW!. Para receber notícias como esta em primeiríssima mão, não deixe de assinar a nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.