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5 tendências da Maison&Objet para ficar de olho: design engajado, colorido e geométrico

Com mais de 2,5 mil marcas participantes, a Maison&Objet promove um encontro criativo para todos os gostos e estilos. Mas fica evidente que Enjoy, tema desta última edição em setembro de 2023, arrebatou a feira com cores, formas arredondadas e orgânicas, além de soluções em produtos de usos múltiplos e novas propostas de materiais.

A M&O propôs um olhar jovial para a vida e as nossas casas e deixa como legado a busca pelo desfrute e pelo bem-viver, sempre que possível. A DW! Semana de Design seleciona algumas marcas, tendências e objetos que chamaram a atenção na edição de setembro da feira parisiense. Vem com a gente descobrir!

Taiwan Crafts & Design

A indústria criativa e artesanal de Taiwan é parte da M&O desde 2008. Organizado pelo Ministério da Cultura do país e patrocinado pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Artesanato de Taiwan – NTCRI, o estande @taiwan_crafts_and_design, no Signature Hall, reúne a cada edição marcas e profissionais taiwaneses de artesanato e design contemporâneo.

Peças que unem o fazer artesanal e a inovação tecnológica estão entre os destaques do design taiwanês | Foto: Reprodução @maisonetobjet

Para Taiwan, é uma forma de impulsionar a inovação para a indústria criativa através da diplomacia cultural; para nós, uma forma de estar mais próximos do que é produzido lá. Madeira, cores pastel, fibras naturais e cerâmica estão entre os materiais mais explorados, com acabamentos em formas torneadas e delicadas, trançados e pequenos detalhes como diferencial. As peças unem o fazer artesanal e a inovação tecnológica, o que rende muita inspiração.

Cores, cores, CORES!

As cores em paletas que traziam matizes especialmente vibrantes permearam os estandes de várias marcas presentes na Maison&Objet. Então, vale ficar de olho em vermelhos vivos, amarelos radiantes, verdes potentes e azuis intensos.

A Kare é irreverente, e a Versmissen, mais classuda. O que elas têm em comum na M&O? Cores! | Fotos: Reprodução @maisonetobjet

De marcas que prezam pela irreverência, como a alemã Kare (@kare_design), à holandesa mais austera, (porém moderna), Versmissen (@versmissen_nl), as cores estavam por toda parte. Móveis, objetos de decoração, peças mais minimalistas, vidrarias e revestimentos trouxeram um matiz chapado ou as combinações cromáticas.

Arredondados e futuristas

Móveis com formas arredondadas oferecem aconchego instantâneo e remetem a criações dos anos 1960 e 1970, nas quais o círculo, bem como outras formas geométricas, traziam aos mobiliários ares até hoje futuristas.

Geometrias, especialmente as arredondadas, trazem um ar retrô-futurista à M&O, como nas peças da Mas Creations | Foto: Reprodução @masquespacio_ana

Esse mood vem sendo, de certa maneira, reeditado por algumas marcas. Na M&O, uma das que trazem o mix que reúne inspiração retrô, cores e geometrias é a Mas Creations (@mascreationsworld), dos designers Ana Milena Hernandez Palacios e Christophe Penasse. Nos móveis, objetos e luminárias, as cores têm tanto peso quanto as formas e as complementam, ao sair do básico.

Mix de estampas

A Pattern Factory, assinada pela diretora de arte Elizabeth Leriche (@elizabeth_leriche), celebra o mix de estampas com florais, geométricos, orgânicos, bolinhas, paisley e afins, com cores que fazem complementações, justaposição e contrapontos.

Pode (quase) tudo! Pattern Factory apresenta conjunções de estampas que vão do geométrico ao floral | Fotos: Reprodução @maisonetobjet

A proposta reveste espaços com linhas mestras que se inspiram nas artes, no apelo étnico, nas experiências urbanas, nos jardins e no pop. Com essas misturas, é possível captar a singularidade, a liberdade e a audácia particulares de cada pessoa, com resultados absolutamente únicos.

Design ativista

Se a arte é um reflexo do tempo em que é produzida, o design também pode sê-lo. Seja por aspectos puramente formais ou por características que refletem questões sociais e políticas. A M&O, em janeiro, foi pautada pelo tema Take Care e convidava a uma reconexão com o nosso interior, os outros e os ambientes em que vivemos, de forma micro e macro.

A cada edição a responsabilidade ambiental é reiterada em iniciativas como reciclar ao menos 50% dos resíduos, usar mais LEDs, armazenar e reutilizar a sinalização e na doação de alimentos não-comercializados para a Cruz Vermelha, por exemplo. E, por quê não abrir espaço para outras questões essenciais aos nossos dias?

Da Noom, a cadeira Gropius Military Edition é uma peça de arte funcional em tempos de guerra | Foto: Divulgação

A ucraniana Noom (@noomhome) teve a rotina e trabalho impactados pela guerra, e sua experiência influenciou em sua expressão criativa, como vimos na cadeira em série limitada Gropius Military Edition. Os designers Kateryna Sokolova e Arkadii Vartanov fundaram a marca em 2017 e agora buscam o lugar do design frente à guerra, por meio de novos significados e funções.

A versão da cadeira – inspirada no trabalho de Walter Gropius (1883-1969) e que comemorou o centenário da Bauhaus (1919-2019) –, ganhou um revestimento produzido com mais de 4 mil nós e centenas de tiras de tecido multicoloridas, que sobraram da produção da marca.

A produção da Gropius Military Edition tem finalização 100% artesanal com cerca de 4 mil nós | Fotos: Divulgação

Parte do projeto Ucrânia: Design em Tempo Real, com curadoria de Larisa Tsybina (@larysa_t), a versão especial aplica uma técnica desenvolvida por voluntários ucranianos em Vinnytsia, no VinnSolard Center. O centro foi fundado pela diretora de arte Antonina Latayko (@antoninalatayko) e pela produtora Nataliya Bakulina (@na_baku) a fim de ajudar na situação de guerra. Na Paris Design Week, em paralelo com a M&O, a Gropius Military Edition foi leiloada na Galeria Tajan (@tajan_auction).

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