A localização combina raízes históricas, relevância cultural e a vibração característica do centro de uma grande metrópole: o Basilio 177, empreendimento da Metaforma que terá 274 novos apartamentos, fica vizinho à Galeria Metrópole, à estação República do metrô, à Biblioteca Mário de Andrade e aos edifícios Copan e Itália. Com o intuito de resgatar uma parte importante da história da arquitetura paulistana e promover a conexão entre os habitantes e a cidade, a incorporadora assumiu a revitalização do Edifício 7 de Abril, projeto do Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo Villares, inaugurado em 1939 para ser a sede da Companhia Telefônica Brasileira. Rebatizado como Basilio 177, o endereço encontrou uma nova vocação e, atualmente, está com obras a todo vapor.
No projeto de retrofit desenhado pelo Metro Arquitetos, surgem apartamentos de diferentes tipologias, de 1 a 3 dormitórios, com metragens que variam entre 33 m2 e 220 m2. Foi um verdadeiro quebra-cabeças assegurar as condições ideais de insolação e ventilação a todas as unidades e ainda garantir aproveitamento máximo aos 35 mil m2 de área construída, que abrangem três torres: o edifício histórico e tombado, um prédio voltado para a rua Basilio da Gama, erguido posteriormente, que também passará por retrofit, e uma nova edificação de 14 andares.
A intervenção inclui a criação de espaços comerciais, áreas de lazer, piscina na cobertura, academia, espaço gourmet e coworking. Para trazer o verde de volta ao centro da capital paulista, o escritório Cardim Arquitetura Paisagística realizará o plantio de espécies nativas que preenchiam a região há 300 anos, entre elas um grande jequitibá-rosa destinado à praça central.
Elementos originais foram redescobertos e serão preservados na adaptação dos espaços antes corporativos para o uso residencial, como os janelões de 2,60 m de altura com caixilhos de ferro. O grandioso hall do edifício principal, com seu guarda-corpo art déco, promete se transformar, após o restauro, numa das atrações da futura galeria do térreo, aberta à circulação do público, que ligará as ruas Basilio da Gama e Sete de Abril — no local, funcionarão lojas, restaurantes e ambientes dedicados à arte. Desse modo, o Basilio 177 propicia que os cidadão interajam com a arquitetura e o espaço urbano enquanto ajuda a preservar a memória da cidade para as futuras gerações.
Se quiser saber mais sobre o empreendimento e as unidades disponíveis, visite o Stand Basilio 177, localizado na praça da República, 36.
Confira várias novidades do universo do design em nosso Instagram: basta seguir o perfil @dwsemanadedesign. Para receber as notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.