A arte que ecoa, regenera e conecta: esse é o tema da exposição EKO: a arte que transforma e das novidades que a By Kamy (@bykamy) apresenta na DW! Semana de Design de São Paulo, de 14 a 24 de março. Presente desde a primeira edição do festival, a By Kamy escolheu – este ano – ecoar os princípios e valores que se conectam às antigas tradições com um olhar regenerativo e empoderador. Assim, a marca faz a ousada opção de não lançar tapetes durante esta edição, para focar na preciosidade das suas novas obras de arte têxtil.
A By Kamy assumiu o desafio de aplicar este propósito por meio de design, realizado em parceria com um grupo de bordadeiras de Carmo da Cachoeira, distrito de Ouro Preto, no sul de Minas Gerais. O grupo tece bordados à mão sob curadoria da artista Elisa Lobo e, deste encontro, nasceu uma parceria que preza pela elaboração harmoniosa, trocas de experiências e de sabedoria. Um ambiente fértil para gerar novas conexões por meio do Studio by Kamy.








É por meio do Studio by Kamy que cada designer não apenas se expressa, mas encontra a oportunidade de criar peças que atendem à necessidade do cliente e do mercado. Um design efetivo em tempo real é alcançado, não apenas para continuar relevante na originalidade das criações, mas também na capacidade de se expressar enquanto tecitura, arte e cultura de forma atemporal. Um bom exemplo é a coleção de tapeçarias e almofadas com design Studio by Kamy, onde a natureza brasileira é protagonista dos desenhos minuciosamente trabalhados com linhas que variam entre 40 e 60 tons pelas bordadeiras.
Para proporcionar uma experiência imersiva, aguçando mentes e corações, os espaços tiveram conceito e curadoria de design assinada por Francesca Alzati, diretora de identidade da by Kamy, e cenografia elaborada por Elisa Lobo. A ambientação está presente na Maison da Alameda Gabriel (com uma extensão para a loja do Shopping Cidade Jardim).
Série exclusiva
Outro destaque encontrado na By Kamy é a série exclusiva de tapeçarias assinadas pela artista plástica Lelli de Orléans e Bragança. As peças trazem, com riqueza de detalhes, o bioma brasileiro com bordados que fazem os pássaros ganharem vida e a floresta se tornar mais real.
Mais um atrativo da By Kamy é a versão com intervenções conceituais sobre seda proveniente do Nepal do tapete Carpa. O peixe, na cultura oriental, simboliza a força e a coragem necessárias para superar as dificuldades na vida.
Fragmentos de tapetes ganham nova aplicação

Na By Kamy do D&D Shopping, vale conferir o lançamento da linha Modulus, desenvolvida pelo arquiteto, urbanista e designer Henrique Steyer. Na coleção, composta de peças multifacetadas com efeito prismático, o acabamento utiliza fragmentos antigos de tapetes orientais. As peças são adaptáveis a vários usos: podem estruturar biombos e estantes e servir como mesas e bancos.
No BoomSPDesign

Peças desenvolvidas pela By Kamy também estão em exposição no espaço assinado pela arquiteta Cristina Barbara no BoomSpDesign, evento-âncora da DW! SP 2024, que acontece de 18 a 24 de março no Edifício Itália. Pensado como um lounge externo para receber amigos, o espaço tem como material protagonista a corda náutica aplicada às peças, ao mesmo tempo em que exalta as raízes italianas e a importância delas para o desenvolvimento da capital paulista.
Confira todos os detalhes das ações da By Kamy no minisite da marca. Quer receber as notícias em primeira mão? Assine nossa newsletter. Aproveite e siga a gente para mais novidades no Instagram, em @dwsemanadedesign.