O design afetivo de raiz de Fabio Melo chega a São Paulo em sua primeira exposição individual na cidade. Sertão Sobre Sertão – Narrativas Poéticas e Design Autoral é composta de 46 criações realizadas ao longo da carreira como artista e designer, sendo algumas delas em collab com artistas e outros criadores da região. Criado em Caruaru, no agreste pernambucano, o artista mistura memórias de infância e referências regionais em seu trabalho.
A mostra tem entrada gratuita e também celebra o primeiro aniversário da Casa Gabriel, espaço onde a exibição ocorre até 27 de janeiro de 2024. Em julho de 2023, Fabio Melo apresentou esta curadoria de peças pela primeira vez, no Cais do Sertão, durante o preview da DW! Semana de Design de Pernambuco.
A nova exposição ressignifica referências nordestinas e regionais, misturando-se com traços contemporâneos, criando uma identidade única e plural a partir do uso de diversos materiais que estão inseridos à cultura do povo sertanejo. “O popular me seduz pela riqueza de detalhes, cores e histórias. Ligo o trabalho manual às minhas memórias para formar uma iconografia, uma biblioteca na qual o simples surge carregado de emoção e é traduzido na ideia de ‘contemporâneo de raiz’”, afirma Fabio Melo.
Cadeiras, luminárias, mesas e vasos icônicos do portfólio de Fábio ocupam quatro ambientes. O espaço que dá o nome à mostra apresenta itens criados por Fabio Melo após uma viagem de 15 dias na região do Baixo São Francisco. Entre eles, objetos da coleção Avuar – elaborada em parceria com o artesão alagoano Seu Caboclo, que constrói gaiolas de passarinhos com gravetos. Já a sala principal abriga peças famosas como o balanço Aloi, a cadeira Helena e o vaso Caatinga.