acontece

Exposição inédita do designer Fabio Melo no Cais do Sertão

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: De 30 de junho a 30 de julho de 2023

HORÁRIO: Terça a sexta-feira: 10h às 16h; Sábados, domingos e feriados, 11h às 17h (última entrada até 30 minutos antes do fechamento)

LOCAL: Centro Cultural Cais do Sertão | Armazem 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife, PE

Será que o sertão vai virar mar? “Aqui sertão vai virar design”, afirma Fabio Melo, que realiza a exposição Sertão sobre Sertão: Narrativas Poéticas e Design Autoral. A mostra inédita integra o inédito Circuito Fenearte, roteiro de arte, design e gastronomia que promove uma programação complementar a Fenearte, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco entre 5 e 16 de julho.

Fabio Melo foi destaque na última edição da DW! Semana de Design de São Paulo, na instalação do Boomspdesign no Edifício Copan, em março de 2023. Agora, o designer de mobiliário e objetos nascido em Caruaru (PE) propõe um passeio por sua trajetória em cerca de 35 peças no Centro Cultural Cais do Sertão, ressignificando matérias-primas e histórias. A inquietude do designer o leva a criações que não ficam apenas nas memórias da infância: Fabio mergulha no dia a dia do sertanejo, vivencia o local e a cultura em busca de sua identidade.

A exposição é composta de peças da primeira coleção em faiança brasileira, com centros de mesa, vasos e luminárias, além de exemplares da Coleção Spaguetti, que teve como ponto de partida o conceito vernacular. Entre os materiais utilizados nas criações, dialogam a cerâmica, a juta, o couro e a palha. Especialmente para esta mostra, Fabio Melo desenvolveu um trabalho voltado para mobiliário com cadeiras e mesas, dividido em três atos:

  • “Andanças – Saindo da Caixa” passeia pelas memórias afetivas do designer, a partir de uma caixa de madeira e andaimes instalados ao centro da mostra, com o Balanço Aloi em destaque. Esta foi a primeira peça de mobiliário criada por Fabio Melo, em 2018.

 

  • “Vai na Fé – Ajoelhou Tem Que Rezar” traz um olhar sobre a fé do sertanejo, com uma referência ao altar. Os cinco oratórios com referência a Padre Cícero foram feitos em colaboração com diversos artesãos.

 

  • “O Sertão Vai Virar Mar – Navegando no Rio São Francisco” fecha a mostra, com uma instalação de casas, memórias iconográficas e fotografias da série “Sobre o navegar dentro de um barco”. São registros de autoria de Fabio Melo e do artista visual Túlio Augusto durante uma viagem pelo sertão alagoano. Em paralelo, a exposição de tapetes que ele criou para a Tapetah ganha lugar. As peças foram desenvolvidas dentro do projeto “De Canto a Canto – Abraça Brasil”, no qual ele representa o caminhar pela vida nos tapetes Andanças, Sertão e Cerrado.

 

O espaço ainda abriga lançamentos assinados por Fabio Melo, como a cadeira Avuar e as luminárias São Francisco, criadas depois de um período de imersão do designer no Sertão Alagoano, ressignificando a profissão de alguns artesãos locais. Vale conferir!