A proposta audaciosa da ETEL (@etel.design) nesta edição da DW! Semana de Design de São Paulo é de implementar um ateliê de alta costura ao design, transformando cada peça em um território particular. O projeto inovador Unicidades, lançado durante o festival, apresenta peças da coleção ETEL com interferências que utilizam tecidos e fragmentos do rico acervo da marca.
A primeira edição do projeto é em parceria com a artista têxtil convidada Juliana Maia. Unicidades conta com um espaço de exploração das três técnicas que a artista propõe de intervenção nas peças da marca: colagem, em bordados sobre uma peça já estofada; pintura, transformando um novo tecido de metro; e bordado, com a união de tecidos em formatos orgânicos com técnica irregular. Os itens serão vendidos sob encomenda, diretamente com a artista.
Outro destaque é a apresentação da coleção de tecidos especiais ETEL Selection, desenvolvidos com matéria-prima e tingimento naturais especialmente para a marca.
Em um cenário de monotonia estética constatado pela marca, onde a individualidade é muitas vezes subjugada, a ETEL apresenta uma experiência que não é para todos, mas é um convite para aqueles que buscam incorporar autenticidade e espírito aos objetos – e assim transformar o cotidiano em algo extraordinário. O tema Unicidades será a inspiração da vitrine da loja, que apresenta outros lançamentos nesta temporada – a exemplo da coleção Mantiqueira, assinada pelo escritório AR Arquitetos e em exposição durante a DW! SP 2024.
A ETEL
Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL oferece uma nova perspectiva aos desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, caracterizada pelo fazer artesanal, pelo uso de matérias-primas locais e as influências da vanguarda internacional.
Liderada por duas gerações de mulheres, a fundadora e designer Etel Carmona e sua filha, a CEO e curadora Lissa Carmona, a ETEL pauta o mercado de design com sua sofisticada construção em madeira, a sensibilidade em relação as edições do mobiliário e o cuidado em valorizar o design autoral de agora e do passado.
Fazem parte da coleção ETEL criações de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, Isay Weinfeld, Claudia Moreira Salles, Etel Carmona e Dado Castello Branco, entre outros nomes.
Para acompanhar todos os eventos da ETEL na DW! SP 2024, confira o destaque na sessão Acontece e acesse o minisite da marca aqui.
Toda a cobertura do festival está no site da DW! e em nossas redes, especialmente no Instagram @dwsemanadedesign. Não deixe de assinar nossa newsletter para receber notícias em primeiríssima mão.