A Amazônia é tema de um dos eventos âncora da 11ª Semana de Design de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo – CCSP. O festival Criativos por Tradição começou no dia 03 de setembro, perpassa a DW! e extrapola o festival de design, seguindo até 03 de outubro de 2022.
Promovido pela Artesol (@artesol_oficial) – organização que apoia artesãos de todo o país há mais de duas décadas, o Criativos por Tradição é também um movimento, um convite ao público a conhecer e valorizar os modos de vida, a cultura e os ritmos das comunidades amazônicas, refletindo na urgência da preservação ao território.
O Festival reserva aos visitantes uma exposição à partir do dia 03. De 16 a 18, ainda estão marcados um seminário, oficinas e uma feira de artesanato.
Conexão SP-AM
Baseada na cultura de oito diferentes comunidades como os povos Baniwa e krahô, povoados seringueiros e ceramistas do alto Tapajós, a mostra “Conexões Amazônia” resgata e demonstra a potência do patrimônio imaterial através dos fazeres artesanais. Oito designers viveram e documentaram em fotos, vídeos e objetos a imersão plural e inter-relacionada com a natureza vivida em cada território.
“A ideia de documentar essa experiência e revelar esse processo na exposição é enfatizar o protagonismo dos artesãos como autores de uma produção de grande relevância sociocultural como guardiões da biodiversidade da Amazônia”, explica Jô Masson, diretora executiva da Artesol.
Para o seminário, artesãos, pesquisadores e ativistas promovem conversas sobre a salvaguarda dos saberes populares, cocriação e desenvolvimento sustentável. Enquanto as oficinas aproximam o público do universo artesanal amazônico pela experiência.
Para os que não puderem ir até o CCSP, uma boa nova: o Festival Criativos por Tradução terá uma plataforma online com direito a tour virtual pela mostra, conteúdos sobre os saberes amazônicos, acesso às palestras e aos workshops. Mais informações e inscrições podem ser feitas no site do festival.