A associação particular de elementos químicos minerais, água, pressão, temperatura, deposição de sedimentos e, por vezes, compostos orgânicos é capaz de criar belezas incomparáveis. Cada rocha é única, como uma impressão digital.
“A pedra natural é uma arte feita pelo tempo, cada uma é exclusiva e oferece a possibilidade de paginações singulares. Beleza, funcionalidade e elegância se fundem nas rochas e é por isso que tantos materiais industrializados tentam imitá-las”, resume a diretora de marketing e relacionamento da marmoraria Petras, Flora Amazônida.
As rochas podem ser aplicadas em uma larga gama de usos como estruturar bancadas e cubas, revestir paredes e pisos e dar corpo a móveis e objetos. Para um resultado harmônico, Flora dá duas dicas fundamentais: a primeira é especificar as pedras antes de outros elementos do acabamento, especialmente, pisos e outras superfícies que porventura mimetizem os minerais.
A segunda é saber de antemão qual a utilidade do espaço, a fim de escolher a rocha mais adequada para além da estética. Alguns tipos de mármores, por exemplo, são muito porosos e não se comportam bem em bancadas de cozinha com utilização intensa e pouco cuidado. “Quartzitos, porém, podem ser usados para quase tudo, mas como são muito lisos se polidos, em alguns lugares devem ser aplicados com acabamento levigado ou escovado”, afirma Flora.
JOIAS NATURAIS
Se você gosta de pedras naturais, deve conhecer alguns termos como “mármore Carrara” ou “Travertino Romano”, ambos produtos importados da Itália. Mas o Brasil está entre os cinco maiores produtores e exportadores mundiais de rochas decorativas com verdadeiras joias nacionais, como o Travertino Bege Bahia.
No primeiro semestre de 2021, o país faturou US$ 572 milhões com a exportação de rochas ornamentais, segundo o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). O Espírito Santo contribui com 82% das vendas, mas há jazidas importantes no nordeste, por exemplo, para a extração de mármores dolomíticos e quartzitos.
EUA, China e Itália são os maiores compradores, sendo que os dois últimos têm preferencia por pedras brutas. “Os Estados Unidos gostam tanto do nosso produto que, além de comprar, produzem superfícies de quartzo com a aparência amendoada do granito brasileiro”, diz Flora.
A diretora de marketing ainda aponta que em cerca de uma década o acesso à tecnologia possibilitou a extração de materiais que antes não eram possíveis: “As extrações brasileiras são tão boas ou melhores do que as que vêm de fora, mas ainda há uma memória dessas poucas opções de outrora”, conclui.
A Petras Design em Rochas participou da primeira edição do DW! Tour Goiás, realizado de 01 a 06 de agosto, apresentando o novo showroom da marca, assinado pelos arquitetos Expedito Bezerra e Lucas Panobianco. Para conhecer mais sobre a Petras acesse o Instagram @petrasdesignemrochas ou o site petrasmarmoraria.com.br.