Na década de 1990, durante a ocupação do bairro Buritis em Belo Horizonte, construtoras ignoravam o relevo acidentado dos lotes e assentavam os pédios sobre plataformas “palafitadas”. Para sustentar esses edifícios, foram construídas enormes estruturas de concreto que se transformaram em espaços totalmente sbutilizados e ignorados pelos condôminos, formando grandes vazios na paisagem do bairro.
Exemplo de intervenção: à noite, luzes se acedem formando um desenho geométrico na paisagem urbana.
Incomodado com esses vazios, o arquiteto Carlos Teixeira lançou a Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana Outros Territorios. A ideia é reunir um conjunto de intervenções efêmeras que serão propostas para as “palafitas” de 10 edifícios do bairro da capital mineira. Esta é uma oportunidade de testar novas ideias, trocar experiências e despertar sensibilidades; uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradouras com recursos limitados.
Performance-rappel em arquiteturas radicais
Designers, artistas, arquitetos e paisagistas podem participar da chamada. As inscrições são gratuitas, clique aqui para ler o edital.