Bom humor, design ousado e caráter lúdico, componentes marcantes nas criações do estúdio Mula Preta, se unem no mais novo lançamento da marca: a mesa de xadrez Cambito. Feito de fibra de vidro, o móvel monolítico segue um traçado contínuo, que dá forma ao tampo e aos bancos para acomodar os jogadores. As faixas pretas e brancas acentuam o efeito gráfico e escultural da peça e, ao se encontrarem, desenham o quadriculado do tabuleiro.
Apaixonados por xadrez desde a infância, o designer André Gurgel e o arquiteto Felipe Bezerra, fundadores do Mula Preta, quiseram tornar as peças do jogo autoexplicativas. Por isso, rei, rainha, torres, bispos, cavalos e peões, feitos de blocos de madeira, trazem entalhadas as direções dos movimentos que cada um pode fazer durante uma partida.
A escolha do nome da mesa tem uma história ótima: “Fizemos uma brincadeira entre a palavra cambito, que significa ‘perna fina’ e faz referência ao perfil delgado da peça, e gambito, a jogada de xadrez agora famosa graças à minissérie O Gambito da Rainha”, conta André. Lançada na DW!, a Cambito entra para o portfólio de mesas de jogos do Mula Preta, que já conta com o pebolim Pulse, o modelo de sinuca Di Trento e o de pingue-pongue Ping x Pong. “Aproveitamos a Semana de Design para trazer uma novidade conceitual e com a nossa identidade”, completa André.
Mas ainda tem mais: durante a DW!, o Mula Preta também apresentou a estante Tropicália, exposta numa instalação do lado de fora do showroom da marca, localizado no trecho da al. Gabriel entre as avenidas Brasil e Rebouças, apelidado de Upper Gabriel.
O móvel supercolorido chamou a atenção de pedestres e motoristas curiosos. Trata-se de uma peça componível, feita de aço-carbono, com partes unidas por meio de ímãs, o que permite a montagem em diferentes configurações. Dentro da loja, destacavam-se ainda a caixa de som bluetooth Apito, que passa a dispor de uma tecnologia desenvolvida especialmente para ela, e o sofá modular Jangada — uma amostra de como o catálogo do estúdio é eclético e abriga soluções para a casa inteira.
Fundado em 2012, em Natal, RN, o Mula Preta nasceu da afinidade criativa entre André e Felipe e do desejo de valorizar a cultura nordestina no universo do design. Diversas peças da dupla, como o mancebo Mandacaru e a poltrona Duna, reverenciam elementos regionais. O próprio nome do estúdio é uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, autor da Moda da Mula Preta. Primeiro endereço da marca para receber o público consumidor final, o showroom da Upper Gabriel foi inagurado na DW! 2020.
Saiba mais em mulapreta.com