Aconchegantes por essência. Bem-feitos por princípio. Construir um móvel para durar, com esmero é um ato de amor. Se esta peça for um sofá, é a tradução perfeita desse sentimento: é nele que acomodamos pessoas queridas, tiramos cochilos distraídos, vivemos ficções, nos envolvemos em abraços demorados. Sofás são peças-chave na decoração de uma casa, assim como a mesa que reúne no almoço de domingo.
Há quase oito décadas, Paschoal Ambrósio – napolitano criado na Bela Vista, coração italiano de São Paulo – escolhia dedicar a vida à tapeçaria. Em 1947, fundou a marca que leva seu nome e se tornaria referência em estofados de luxo no país. Empunhando sovelas, martelos e agulhas montava e recheava estruturas e as revestia com tecidos de boa qualidade e acabamentos precisos. Os sofás, feitos sob medida, ganharam uma clientela de arquitetos e decoradores de renome e a confiança de quem investe em uma peça para casa que atravessaria décadas.
Com o correr dos anos, a oficina cresceu, ganhou outros artesãos e passou para as mãos do filho, Fioravante. Hoje, a Paschoal Ambrósio é capitaneada pela terceira geração da família: os irmãos Camila e Luiz. E se o DNA é o mesmo, a dupla busca oferecer mais versatilidade frente a um novo conceito de morar. Nasce o Estúdio Ambrósio em 2021, uma nova experiência, com a excelência do fazer manual de quem entende de costuras, capitonês e percintas como poucos.
RENOVAR SEM ESQUECER
O Estúdio Ambrósio abre suas portas para o desenvolvimento de móveis que criam vínculos através do conforto e da relação das pessoas com os ambientes de suas casas. Um bom exemplo é a linha de sofás modulares Tomazzo – palavra que, não por acaso – deriva do latim e significa “irmãos”.
As peças com ares setentistas são versáteis e podem ser combinadas de diversas maneiras ou usadas individualmente, transitando por vários tipos de cômodos e estilos de decoração. Tomazzo, assinado pelo Estúdio Ambrósio e executado pela Paschoal Ambrósio, tem como elemento fundamental o volume como forma, dada pelas sutis costuras nas laterais e no encosto fixo.
Das reflexões e estudos sobre contornos, também parte a linha Côncavo apresentada MADE – Mercado Arte Design, deste ano. Nas criações numeradas, a forma como silhueta e as curvas como linhas são seladas pelo conforto dado pelo mobiliário ao espaço. Se, convexo ao olhar, o estofado abraça, côncavo ao toque.
A terceira novidade preparada pelo Estúdio Ambrósio – em uma collab com o designer André Grippi – é a linha Goma, que assim como as demais, se baseia no retorno ao fundamento. Nela a percepção da volumetria do mobiliário é aliada à compreensão mais vernacular do que é um estofado. Livres de adornos, a poltrona e o sofá de dois lugares são crus, como se constituídos por blocos de montar.
Ficou com vontade de saber mais? Acompanhe o estúdio no Instagram: @estudio_ambrosio
2 respostas
Há muito tempo nao fico encantada com um sofa!
É verdade, Silvia. As linhas estão lindas.