Este ano, a Florense participa da DW! de uma forma diferente: oito escritórios de arquitetura criaram ambientes (que utilizam o mobiliário da marca) em contêineres espalhados pela cidade – com paredes transparentes, podem ser observados a partir de fora, respeitando os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. |
Confira sete espaços a seguir e as soluções sob medida escolhidas pelos arquitetos e designers de interiores.
ÉRICA SALGUERO
Ambiente: Tempero da Vida | Localização: Shopping Anália Franco
Inspirada na essência do cozinhar que o preparo dos alimentos traz e no resgate dos bons momentos em família, a arquiteta projetou uma cozinha gourmet num formato de casa pós-pandemia. O ambiente propõe uma reflexão sobre o novo morar, em que a integração familiar se tornou prioridade e a cozinha reafirmou sua posição de coração da casa. Destaque para o contraste elegante entre os armários com acabamento microtextura preto e o revestimento das paredes, em laminado BP Montenapo.
JOÃO ARMENTANO

Ambiente: Pra que Mais? | Localização: Shopping Iguatemi
Este projeto traz um ambiente contemporâneo, conciso, amplo e integrado, no qual móveis, objetos e revestimentos foram pensados em função do novo conceito que o morar exige hoje. “Nos dias atuais, além do conforto, segurança e comodidade, as pessoas precisam que as casas sejam versáteis, para adaptar-se conjuntamente ao trabalho e ao novo modo de viver”, explica Armentano. A cozinha tem portas em laminado high-end preto e em alumínio preto com espelho grigio refletivo; no quarto, armário também com portas de alumínio preto e vidros refletivos e cama toda em preto, todos da Florense.
SIG BERGAMIN

Ambiente: Deca Banheiro | Localização: Praça Adolpho Bloch
Pensado para trazer alegria aos visitantes em tempos difíceis e inspirado em um caleidoscópio colorido, o projeto de Sig Bergamin aposta no uso de cores vibrantes, reflexos e transparências. “No ambiente, predominam os vidros e espelhos, pois a intenção é que a imagem das pessoas passando pela rua se projete no fundo do contêiner, transportando-as para dentro do espaço”, explica o arquiteto. Destaque para o módulo com porta em perfis de alumínio inox e espelho, com funcionamento por click magnético.
LÉO SHEHTMAN

Ambiente: Office Terra Brasil | Localização: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1147
O projeto de Léo Shehtman valoriza cinco pontos essenciais da arquitetura: o conforto, o design, a praticidade, a tecnologia e a criatividade – combinados, eles trazem harmonia e equilíbrio ao espaço habitável. “Utilizamos os conceitos da arquitetura biofílica para trazer a natureza para dentro deste projeto”, explica Léo. Assim, elementos como o verde do jardim vertical e objetos em tons terrosos e quentes foram distribuídos com a intenção de conferir ao espaço a tão buscada sensação de conforto e acolhimento – potencializada pela grande estante com acabamento microtextura Dolce e pelos painéis de revestimento em madeira Palissandro.
MURILO LOMAS

Ambiente: Cozinha Canvas | Localização: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1350
Este projeto parte de uma premissa muito simples: experimentar as diversas possibilidades de um mesmo material, valorizando suas características. Para o espaço de traços limpos e tonalidades suaves, a escolha do profissional foi uma cozinha com design contemporâneo e acabamento em laminado Rovere Miele. “Nessa proposta os acabamentos de cada móvel se tornam extremamente importantes”, conta.
SUITE ARQUITETOS

Ambiente: Casa Conectada | Localização: Praça Cidade de Milão
Este projeto propõe uma reflexão sobre a diversidade e a importância de construirmos um futuro com equilíbrio de oportunidades e direitos iguais. Todo o mobiliário – com acabamento laminado premium Brass – e os demais elementos que compõem o espaço foram escolhidos buscando reforçar a importância de sermos inclusivos e abrirmos oportunidades para todos. O contêiner é envolvido por um projeto de paisagismo com ares tropicais, criação de Bia Abreu. Ao final da mostra, todas as plantas permanecerão na praça. Gentileza urbana, sim, senhor.
GUSTAVO MARTINS
Ambiente: Caixa de Histórias | Localização: Praça Panamericana
Um home office no qual a biblioteca não guarda apenas livros, mas também histórias de vida, memórias e experiências, viagens e recordações. Natural que seja protagonizado pela estante – aqui, o arquiteto escolheu o modelo ZigZag em madeira Carvalho, com nichos e gaveteiro em microtextura marinho, mesmos materiais que revestem paredes e teto, reforçando o efeito acolhedor do espaço.
Quem não estiver em São Paulo, também pode visitar os ambientes virtualmente, neste link. Os espaços fazem parte do Janelas CASACOR.