A pesca do Sururu é uma importante fonte de renda para a Comunidade do Vergel situada às margens da Lagoa do Mundaú em Maceió. Ao mesmo tempo, todo mês, a pesca gera 300 toneladas de conchas que poluem a lagoa e seus arredores.
A convite da Prefeitura de Maceió, junto a instituições que incentivam o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, Marcelo Rosenbaum foi convidado a contribuir com um projeto de incentivo à economia circular. Por sua vez, Marcelo convidou Rodrigo Ambrósio. O resultado foi o desenvolvimento de um novo produto: o Cobogó da Mundaú, um elemento construtivo vazado que utiliza 62,5% de cascas de sururu em sua composição.
No ano passado, a Portobello conduziu o desenvolvimento técnico do Cobogó da Mundaú, e apoiando na sistematização do processo produtivo, embalagem e comunicação. Em breve, o produto estará disponível nas 140 lojas da Portobello.
Este lançamento mostra a importância do design e do investimento industrial em ações sociais que geram trabalho em escala para comunidades carentes através da reciclagem de resíduos e outros materiais locais, proporcionando uma economia circular de valor agregado.
A Portobello preparou uma semana cheia de atrações: tem palestras, talks e tour virtual. Tudo com acesso gratuito. Acesse ACONTECE em designweekend.com.br e saiba mais!
Fique por dentro das principais notícias do design. Assine nossa newsletter e siga-nos no Instagram: @designweekendsp.