BLOG / Vídeos

Roca São Paulo Gallery: conheça o espaço que recebe DW! Talks sobre arquitetura, design, o morar e o futuro

Um ponto de oxigenação arquitetônica, artística e cultural, voltado a discussões sobre o futuro, a inovação, a sustentabilidade e as principais tendências do Brasil e do mundo no segmento da arquitetura e design. Essa é a proposta do Roca São Paulo Gallery, inaugurado em novembro de 2023. Ela se une a outros seis Galleries pelo mundo, localizados em Barcelona, Madri, Lisboa, Londres, Xangai e Pequim.

A essência está na realização de exposições, debates, apresentações e atividades culturais com temáticas que conversam sobre o novo e geram ideias impactantes para o cenário da arquitetura. E é este espaço que recebe uma série de DW! Talks especiais a partir de dezembro de 2023 e ao longo de 2024. Inicialmente, estão previstos 8 eventos em vários formatos, reunindo alguns dos maiores nomes dos segmentos de arquitetura, design, arte e negócios – sempre em diálogo com profissionais, formadores de opinião e um público apaixonado por este universo arqdesign.

➡️ Clique aqui e participe da lista de transmissão no Whatsapp do DW! TALKS SÃO PAULO ⬅️

Iniciando em 2009, o primeiro Roca Gallery foi concebido como um local de interação e um ponto de encontro entre profissionais de arquitetura, design e o público em geral. Em São Paulo, a primeira Gallery das Américas foi inaugurada em novembro de 2023 | Foto: Divulgação
Ícones da arquitetura

Os Roca Galleries pelo mundo têm em comum grandes escritórios de arquitetura à frente dos projetos. São assinaturas como de Zaha Hadid Architects em Londres; Francesc Rifé Studio em Xangai; o estúdio de arquitetura OAB, de Carlos, Borja e Lucía Ferrater em Barcelona; o Lamela Architecture Studio em Madri; Estúdio Ferruz Decorators em Lisboa; Ma Yansong em Pequim e Fernanda Marques no Brasil, autora do projeto do primeiro Roca Gallery das Américas.

O Roca São Paulo Gallery ocupa 1300m² distribuídos por três blocos distintos, com arquiteturas complementares que representam cada uma das marcas da Roca Brasil – Roca, Celite e Incepa. A ideia é que, além de apresentar conceitualmente os produtos, o espaço comunique a estética e os valores da marca de forma profunda com o público especificador e a sociedade. Algumas das peças, inclusive, são apresentadas em exposições que valorizam a abordagem de arte e a visão de curadoria.

Conexão com a natureza, modernidade e brasilidade

O layout desenhado por Fernanda Marques é livre de divisórias fixas, enfatizando a integração de ambientes internos e externos para promover a convivência – além de criar espaços que podem ser moldados de acordo com os eventos residentes. O resultado é um espaço aberto a diversas expressões culturais e um verdadeiro convite à descompressão em meio ao movimento da maior metrópole da América Latina, em um dos endereços mais exclusivos da cidade, na Avenida Brasil.

O projeto paisagístico, por sua vez, é assinado por Alex Hanazaki e reforça o conceito de promover um respiro frente à agitação da cidade, criando uma atmosfera perfeita para apreciar o novo. O arquiteto paisagista estabelece a plena sintonia com o ambiente externo (em uma continuidade da praça Burle Marx) e com a arquitetura do edifício, desenvolvendo uma linguagem contemporânea e fluída. Para isso, utiliza diferentes texturas, cores e escalas, privilegiando espécies tropicais densas e volumosas que revelam as belezas e sensações da Mata Atlântica.

No mobiliário, a arquiteta Fernanda Marques optou por uma abordagem que valoriza tanto designers nacionais quanto internacionais, buscando uma mistura de talentos e influências. Vidro, madeiras de reflorestamento, pedras e outros elementos acentuam a atemporalidade e durabilidade em cada detalhe. | Foto: Divulgação
DW! Talks + Roca São Paulo Gallery estreia em dezembro de 2023

A série de DW! Talks apresentados por Roca São Paulo Gallery inicia em 14 de dezembro de 2023 e segue ao longo de 2024, com uma programação especial de palestras, conversas e encontros de diversos formatos. A agenda ativa o Gallery de várias formas, integrando profissionais, empresários, imprensa e formadores de opinião que têm em comum a paixão pela arquitetura e pelo design.

A curadoria de temas, formatos de eventos e palestrantes é pensada para surpreender, propor grandes encontros, gerar conversas relevantes e movimentar a cena cultural em São Paulo, ampliando as possibilidades de ocupar o espaço localizado em um dos endereços mais estratégicos da cidade. O objetivo é promover conteúdo significativo e visões diversas sobre grandes questões que envolvem arquitetura, design, o morar e o futuro.

A estreia do projeto DW! Talks + Roca São Paulo Gallery traz como tema Arte, Arquitetura e Design de Experiência. A programação inicia com apresentação sobre os Galleries pelo mundo, com Juliana Santos, Gerente de Trade Markering do Roca São Paulo Gallery. Lauro Andrade, CEO e idealizador da DW!, participa da abertura do evento, que segue com a conversa Arquitetura e Design de Experiência: os Roca Galleries pelo mundo e em São Paulo, com a arquiteta Fernanda Marques e mediação da jornalista Winnie Bastian. Em seguida o curador Marc Pottier realiza a palestra Arte, Arquitetura e Design: o caso do Hotel Rosewood São Paulo. A programação segue com uma homenagem ao Dia do Arquiteto, comemorado em 15 de dezembro.

Está confirmada a presença neste primeiro DW! Talks da arquiteta Fernanda Marques; do curador de arte Marc Pottier; da gerente de Trade Marketing do Roca São Paulo Gallery, Juliana Santos; do CEO e idealizador da DW! Semana de Design, Lauro Andrade; e de Winnie Bastian, arquiteta e jornalista especializada em design | Fotos: Divulgação
Conheça os palestrantes

Fernanda Marques

Autora do projeto arquitetônico do Roca São Paulo Gallery, a brasileira Fernanda Marques é premiada internacionalmente com o iF Design Award, The International Property Awards, A’ Design Award, Red Dot Design  e Award e AD Awards, entre outros reconhecimentos. Seu estilo se traduz pela elegância do seu traço e pelo visual clean e contemporâneo que emprega em seus projetos. A arquiteta está sempre atenta às novas tendências do mundo da arte e do design internacional – e uma das inspirações do projeto Roca São Paulo Gallery foi revelar a natureza exuberante como um importante pilar para uma atmosfera de bem-estar e conexão.

Marc Pottier

Francês, radicado entre o Brasil e a França, é curador internacional de arte contemporânea, especializado em arte em espaços públicos e está envolvido com plataformas digitais culturais, televisão e webtv. Desde 2012, atua no projeto Matarazzo com o livro de entrevistas Made by… Feito por Brasileiros, na curadoria da invasão criativa no ex-hospital Matarazzo em 2014 e das coleções permanentes de arte do Rosewood-Matarazzo. Hoje é curador da Usina de Arte, um parque de esculturas perto de Recife (PE), integra o Núcleo Curatorial do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR) e é coordenador internacional do projeto do futuro Museu de Arte Contemporânea de Foz do Iguaçu, com o coaching do Centre Pompidou.

Conheça a mediadora

Winnie Bastian

Além de arquiteta, atua há mais de 20 anos como jornalista especializada em design, arquitetura e interiores. Foi chefe de redação da revista Arc Design, editora da revista L+D e editora de design da revista Casa Vogue, além de curadora da DW! Semana de Design de São Paulo entre 2019 e 2020. Em seu mestrado, focou nas influências da moda no design de móveis e objetos para a casa. Desde 2010, divulga criações originais e inovadoras no blog e nas redes sociais com o perfil Design do Bom.

Conheça os anfitriões

Juliana Santos

Arquiteta e Urbanista, possui uma sólida carreira de seis anos na Roca, onde desempenha papel crucial como responsável pelos pontos de vendas no Brasil. Sua expertise única combina arquitetura, marketing e arquitetura de varejo. Recentemente, assumiu a gerência do Roca São Paulo Gallery, destacando-se como profissional dinâmica e influente no cenário arquitetônico e de varejo brasileiro.

Lauro Andrade

CEO e idealizador da DW! Semana de Design, maior evento do segmento na América Latina e uma das cinco maiores semanas de design do mundo, que chega a sua 13ª edição em 2024 e é associada à rede World Design Weeks. Está entre os maiores articuladores do país quando o assunto envolve conexões entre design, arte, arquitetura e urbanismo, colaborando com marcas, profissionais, criativos, centros de ensino e toda a cadeia produtiva para divulgar, discutir e pensar o design brasileiro, nacional e internacionalmente.

Multifuncional, o edifício incorpora características contemporâneas, transparência, fluidez e uma abordagem consciente em relação ao meio ambiente. | Foto: Divulgação

Roca São Paulo Gallery
Endereço: Av. Brasil, 2188 – Jardim América, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 14h
Site oficial

Curtiu? Assine nossa newsletter, que inclui uma edição especial todas as segundas-feiras, para não perder nenhuma novidade do universo arqdesign. Aproveite e siga o perfil da DW! no Instagram!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DW! SP 2024

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.