Espaço Futuros Possíveis por Peugeot na CASACOR São Paulo propõe novo olhar para relação entre mobilidade e habitat

Ao apresentar soluções inovadoras para mobilidade urbana e construção civil, o ambiente Futuros Possíveis por Peugeot, na edição 2025 da CASACOR São Paulo, provoca o público a repensar como vamos nos mover e habitar.

O espaço abre as portas junto com a mostra, que reúne mais de 70 ambientes entre os dias 27 de maio e 3 de agosto de 2025, no Parque Estadual da Água Branca, na capital paulista. Projetado pela arquiteta e urbanista Gisele Taranto, traz um manifesto pela sensibilidade aplicada à tecnologia. Em 2024 e 2025, a Peugeot esteve na DW! Semana de Design de São Paulo, como o Carro Oficial do festival.

“O espaço que criamos para a Peugeot na CASACOR São Paulo propõe uma nova maneira de perceber a relação entre mobilidade e habitat. Cada escolha, do projeto arquitetônico aos materiais e à tecnologia, busca ressignificar o lugar do corpo na cidade e no meio ambiente. O Peugeot E-2008 surge nesse contexto como exemplo de transição e convergência entre inovação e consciência. É um local que instiga o visitante a pensar sobre a influência da arquitetura, do design e da mobilidade na forma como ocupamos e nos movemos no espaço”, explica a arquiteta Gisele Taranto.

Instalado sobre um trecho da rua do Parque Estadual da Água Branca, tombado pelo Condephaat e pelo Conpresp, o espaço foi planejado com estrutura metálica elevada, respeitando o solo protegido e permitindo o escoamento das águas pluviais. A construção temporária tem seus pilares apoiados sobre o asfalto e sem interferência na vegetação existente, mas com grandes aberturas laterais que criam integração visual e climática com os jardins ao redor | Fotos: MCA Estúdio / Montagem
Identidade e sustentabilidade

O sistema construtivo modular é inovador. O método de construção consiste na aplicação de blocos em polipropileno reciclado, um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas. A construção, desta forma, não gera resíduos e reduz em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera. As peças são 100% recicláveis, com alta resistência mecânica e isolamento termoacústico.

O mobiliário também é produzido a partir de matéria prima reciclada, como as banquetas da linha Spa, do Studio Japi de Oswaldo Mellone, em polipropileno processado a partir de resíduos industriais | Fotos: MCA Estúdio / Montagem

A arquiteta teve também o cuidado de especificar mobiliário produzido a partir de matéria prima reciclada – e que pode, inclusive, ser reciclado. As banquetas da linha Spa são do Studio Japi, de Oswaldo Mellone, produzidas em polipropileno processado a partir de resíduos industriais. O banco fixo, por sua vez, traz a assinatura da própria Gisele Taranto, revestido em silestone da Cosentino, composto por minerais premium e materiais reciclados. No chão, o piso traz um material produzido a partir de louças sanitárias recicladas, que reforça o compromisso com soluções ambientais sem renunciar à sofisticação.

A identidade da marca é representada de forma conceitual já na fachada: seis brises verticais, três de cada lado do túnel de entrada, confeccionados com blocos translúcidos, representam as garras de leão, símbolo da Peugeot. Iluminados por luz cênica, posicionam-se também como “olhos”, observando o público. O túnel de entrada, por sua vez, representa o focinho do leão, construindo uma metáfora arquitetônica tridimensional da marca. Nos painéis laterais em LED, a arte digital de Marcelo Prates é exibida, transformando o deslocamento em narrativa viva | Fotos: MCA Estúdio / Montagem
Conexões com os sentidos e com a arte

A paleta de cores, em tons de areia e claros, destaca o Peugeot E-2008 azul apresentado, ao mesmo tempo em que estabelece conexão visual com o redondel existente no Parque da Água Branca. Sobre o carro elétrico, um painel de LED utiliza um sistema de iluminação programado que ajusta os níveis de luz artificial ao longo do dia, promovendo conforto visual, economia de energia e integração com o ritmo natural do ambiente. A iluminação cênica, assinada por Maneco Quinderé, complementa o percurso com ajustes controlados de intensidade e temperatura, criando uma experiência imersiva e delicadamente teatral.

A experiência se amplia com a arte digital de Marcelo Prates, que criou vídeo generativo que explora o conceito de movimento contínuo e dinâmico a partir de uma abordagem baseada em campos vetoriais, simulando a fluidez natural dos deslocamentos geométricos. O trabalho incorpora formas, cores, padrões e texturas desenvolvidas em parceria com o time de design da Peugeot, revelando como o design da marca vai além do carro. A obra é exibida em dois painéis de LED laterais, posicionados ao longo do túnel de acesso, transformando o deslocamento em narrativa viva.

Futuros Possíveis por Peugeot não apenas propõe um espaço, ele convida a repensar como vamos nos mover, habitar, consumir e sentir. Um manifesto pela sustentabilidade aplicada à tecnologia.

A instalação tridimensional feita com blocos da Fuplastic “congela” um frame do vídeo da arte digital de Marcelo Prates, que é reproduzida nos painéis de LED laterais. A peça torna a arte um objeto escultórico | Foto: MCA Estúdio
Sobre o Peugeot E-2008

Com motor de 115 kW (156 cv) e autonomia de até 406 km (ciclo WLTP), o modelo permite recarga rápida de 80% em apenas 30 minutos em pontos de carga de 100 kW. Além de zero emissões locais, seu sistema de propulsão contribui para a redução significativa da poluição sonora, tornando-se um elemento essencial em projetos voltados ao reequilíbrio ambiental nas cidades.

O Peugeot E-2008 vem equipado com o câmbio e-Toggle, um seletor que permite escolher entre três modos de condução: Eco, Normal e Sport. O veículo conta ainda com o pacote Peugeot Driver Assist, que oferece uma série de assistências ao motorista, como o alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, piloto automático inteligente (ACC), além do alerta e correção de permanência em faixa.

 

Espaço Futuros Possíveis por Peugeot na CASACOR São Paulo 2025
De 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Parque Estadual da Água Branca | R. Dona Ana Pimentel, 37 – Água Branca – São Paulo/SP
Ingressos à venda aqui

Curtiu esta matéria? Para receber mais novidades como essa, assine nossa newsletter e siga a DW! no instagram, em @dwsemanadedesign.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba notícias exclusivas do  universo do design, arquitetura e decoração

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.