BLOG / Vídeos

Ecos Armoriais: exposição no Lar Center destaca produção artística do Nordeste em obras de 25 criativos

A ancestralidade e a diversidade da região Nordeste são revisitadas e valorizadas na exposição Ecos Armoriais, em cartaz no Lar Center de 5 a 29 de setembro. A mostra fez parte da CASACOR São Paulo 2024, maior evento de arquitetura de interiores das Américas.

Esta nova temporada no Hub de Eventos do Shopping tem acesso gratuito ao público e apresenta trabalhos de 25 criativos dos mais diversos campos da arte e do design, além de enaltecer a memória de J. Borges, falecido em julho deste ano. Os curadores acrescentaram outras 10 obras do xilogravurista pernambucano para representar o artista nesta nova seleção.

A mostra celebra a vitalidade e a diversidade que existem nos estados da região Nordeste, explorando principalmente as estéticas do Movimento Armorial, surgido no Recife na década de 1970. Sob a liderança do dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), o movimento desempenhou um papel fundamental na difusão de uma identidade do Nordeste na cultura e no imaginário nacionais.

A mostra exibe trabalhos de criativos como a pernambucana Joana Lira e seu conterrâneo Derlon, artistas visuais que assinam os murais no espaço. O cearense Iury Simões traz suas figuras clássicas, como a mulher, o padre, o diabo, a besta-fera.

Foto: MCA Studio

A mostra também reúne obras de Bacaro Borges, filho caçula de J. Borges, Bozó Bacamarte, Manuel Dantas Suassuna, Eduardo Ver, Fátima Campos, DJ Dolores, Juraci Dórea Falcão, Ambrósio, Marcelo Monteiro Lins Fernando Ancil, Sussula de Tracunhaém, Delson Uchoa, Espedito Seleiro e Estúdio Campana, Fernando Portela, Jasson Gonçalves da Silva, Rodrigo Almeida, Sérgio Matos e Cícero Ales.

Há ainda a presença marcante de obras históricas, entre obras de arte de Vieira, Jonathas de Andrade, Alcione Freitas, Mestre Joaquim Pereira, Leonildo Nascimento e o próprio Ariano Suassuna.

Novo momento do Lar Center

A iniciativa de trazer a exposição que integrou um grande evento de arquitetura e design, proporcionando o acesso livre e gratuito ao público, está diretamente ligada ao novo momento do Lar Center. O shopping passa a se unir, cada vez mais, a parceiros do mundo da arte, gastronomia, arquitetura e design, de modo a proporcionar experiências memoráveis aos visitantes.

Estamos muito entusiasmados com a abertura da exposição ‘Ecos Armoriais’ no nosso Hub de Eventos. Esta exposição é um marco importante em nosso compromisso com a descentralização da arte e a oferta de experiências culturais completas para Zona Norte de São Paulo. Com entrada gratuita, esperamos que todos tenham a oportunidade de se conectar com a rica herança cultural do Nordeste brasileiro”, afirma Guilherme Marini, diretor executivo do Shopping Center Norte e Lar Center.

Fotos: MCA Studio

Com curadoria de Pedro Ariel Santana e Rodrigo Ambrósio, a exposição Ecos Armoriais reúne uma seleção de obras que refletem a pluralidade cultural do Nordeste, elaborando um universo vibrante de cores, formas e narrativas.

Nesta mostra, buscamos oferecer um recorte atual da região, apresentando 25 artistas contemporâneos que trazem diferentes técnicas e manifestações visuais em suas artes. Desde peças de design e pintura em parede até xilogravuras e poemas. Quando fizemos a curadoria da exposição, nossa premissa era refletir a riqueza da tradição armorial com uma visão contemporânea do sertão nordestino”, afirma Pedro Ariel.

Saiba mais sobre o Movimento Armorial

Embora nascido em um meio intelectual, criado em torno da ideia de uma arte erudita enraizada nas tradições brasileiras, o Movimento Armorial se expandiu e agregou diversos artistas e criativos dos mais variados segmentos, incluindo música, dança, literatura, teatro, arquitetura, cinema e artes plásticas. O folheto da literatura de cordel foi um elemento central, com sua linguagem simples e descompromissada, que retratava temas cotidianos e populares.

Uma curiosidade sobre o termo “Armorial” é que a palavra teria vindo do termo francês armoiries ou armes (“armas”), no sentido de brasões familiares. Não por acaso, o Movimento Armorial utilizava símbolos, grafismos e até mesmo uma espécie de alfabeto próprio, na fundação de uma verdadeira mitologia. O sertão nordestino surge então valorizado diante da riqueza de sua arte e sua cultura.

 

Fotos: MCA Studio
Fotos: MCA Studio
Foto: MCA Studio
Fotos: MCA Studio

 

Exposição Ecos Armoriais
Lar Center / Hub de Eventos | Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme, São Paulo / SP
De 5 a 29 de setembro de 2024
De Segunda a Sábado, das 10h às 22h
Domingos e Feriados, das 14h às 20h
Entrada Gratuita

 

Curtiu? Para receber mais conteúdos e novidades como essa, assine a newsletter da DW! e não deixe de seguir nosso Instagram em @dwsemanadedesign.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Cadastre seu e-mail para receber notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração:

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.