Está em cartaz até dia 29 de outubro a 5ª edição da Mostra D&D Garden, no D&D Shopping, em São Paulo. Ao todo, são 32 profissionais na exposição, que traz desde o paisagismo clássico até instalações de arte.
Paisagistas, floristas, decoradores e cenógrafos apresentam seus espaços pelos corredores do shopping, em trabalhos solo ou em collab, que foram avaliados por uma comissão de especialistas na área: Ananda Apple, Jornalista; Angelo Derenze, Diretor geral do Shopping D&D; Cris Ferraz, Diretora de relacionamento da CASACOR; Cecilia Gomes, Curadora de Conteúdo da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD); Helena Montanarini, Curadora de moda, estilo e publisher; Lauro Andrade, CEO e idealizador da DW! Semana de Design; Marcelo Lima, Jornalista e crítico de design; Thais Lauton, Diretora de redação da Casa e Jardim.
Este ano, 35 vitrines também estão decoradas com o tema da primavera por arquitetos convidados. “Celebrando o seu quinto ano, a inauguração da mostra chega com a época mais colorida do ano, a primavera. Essa estação que nos remete coisas lindas e nos proporciona ótimos momentos, conectando nossas vidas com o meio ambiente” explica Angelo Derenze, Diretor geral do D&D Shopping.
Conheça as criações
Ana Lui e Karen Marini: Reencontro com a Essência da Vida
Ana Lui e Karen Marini apresentam um ambiente inspirado por florestas, cachoeiras e pela conexão humana com a natureza. A água, símbolo de renovação, purificação e vitalidade, é o elemento fundamental e se faz presente em fonte, na banheira com hidromassagem e outros detalhes.
Benisia Vieira: Sensações
A inspiração de Benisia Vieira veio do resgate da memória afetiva e seu impacto no estado de espírito do ser humano. A ideia é promover uma experiência única e duradoura, despertando sensações e ativando recordações e afetos. Para isso, utiliza plantas com flores e folhagens e, como peça central, um balanço aconchegante.
Cornelia von Ammon Bauer: Oásis Brasil
Cornelia von Ammon Bauer imaginou um oásis sensorial, onde os bancos Xingu, esculpidos na madeira envelhecida pela natureza, dançam com desenhos inspirados na fauna amazônica. Velas e cerâmicas feitas pelo Studio Bauer também são destaques no espaço que celebra a arte feita à mão, aguçando os sentidos e provocando diálogos.
Cris Nardinelli: Banheiro com plantas pode? Pode!
Cris Nardinelli mostra que lugar de paisagismo também pode ser a sala de banho. Ela cria uma conexão com a natureza em um momento de cuidados pessoais, que contribui positivamente para o bem-estar promovendo mais relaxamento, sensação de tranquilidade e efeitos positivos na saúde mental. No espaço, sugestões de plantas que vão super bem nesse ambiente da casa, que possui mais umidade.
Chris Ayrosa: Casulo Verde
Chris Ayrosa convida o público para uma pausa em seu projeto, onde se encontra a essência da natureza repaginada. Uma base de granito verde, onde está a cadeira Calisto, convida à contemplação. Acima, fica a cúpula de musgo onde residem as três luminárias Gaya – elas são mais que fontes de luz, funcionando como símbolos de conexão com o mundo natural.
Folha Paisagismo: Jardim Contemporâneo
Luiz Felipe e Luiz Gustavo valorizam as linhas simples e elegantes dos vasos da coleção Decô, que leva a assinatura da dupla. O projeto é contemporâneo com inspiração nos jardins asiáticos, com um espelho d’água, aliado a uma uma atmosfera tropical, exuberante e rica, que valoriza os diferentes tons de verde e texturas das folhas e troncos.
Flávia Chicarelli
Decoração livre, alegre, despretensiosa e autêntica para contemplar a natureza: essa foi a proposta de Flávia Chicarelli para o ambiente que explora a mistura de estampas, elementos naturais e um paisagismo com diferentes tons de verde e texturas, além de muitas flores.
Gabriela Pileggi, Luciana Bacheschi e Cecilia Gontijo: Jardim Terras de Encontros
O trio baseia seu espaço em uma decoração minimalista, onde o pano de fundo apresenta cores que remetem aos pigmentos naturais, fundindo a essência da terra com o design moderno. Quase monocromático e fundado em cores quentes, o ambiente conta com espécies de folhagens exuberantes que trazem energia à composição.
Gislene Maciel e Denyse Martins
A dupla leva ao trabalho todo o conforto e os benefícios que a natureza pode oferecer. Explorando a brasilidade das plantas nativas em harmonia, com vasos em tons naturais numa paleta neutra, o verde ganha destaque. Texturas, cores e aromas são a escolha para uma varanda-escritório onde não se abre mão da saúde mental e do bem-estar.
Iris Miranda: Varanda Pet Friendly
Ter um jardim pet-friendly em casa é um privilégio. Por isso, Iris Miranda escolheu montar um ambiente com materiais práticos, incluindo um piso antiderrapante e tecidos à prova d’água. As plantas são comestíveis e atóxicas para garantir o bem-estar dos bichinhos.
Jacque Frois: Jardim Zen
Um cantinho especial para meditar e relaxar, que proporciona paz e tranquilidade através de elementos da natureza, com a simplicidade e beleza de um jardim tradicionalmente japonês. Essa é a proposta de Jacque Fróis. Água, pedras, plantas, lanternas, mesa baixa e almofadas aconchegantes compõem o espaço.
Katia Crespo: Um Respiro Para o Seu Dia
Além de proporcionar um resgate da Mata Atlântica para o jardim urbano, o ambiente proposto por Katia Crespo é de baixa manutenção e exige o mínimo consumo de água. Para quem quer ter um colorido em casa e não tem tempo para cuidados especiais, o foco é aproximar das pessoas as tecnologias existentes para um jardim possível.
Landscape: Jardim a Beira-Mar
O duo Gabriela Setta e Claudio Pedalino, da Landscape Jardins, trabalhou uma ambiência de beira mar trazendo cores, texturas e espécies litorâneas. O piso em cruzetas mesclado à areia remete a um cais, o mobiliário escolhido é leve e foram selecionadas espécies nativas e exóticas encontradas na flora do litoral.
Luciano Zanardo: Arte da Mata
Elevar a beleza, o aconchego e a sofisticação de um ambiente, a partir de um design autêntico e único, produzido em harmonia com a natureza exuberante da mata: eis a premissa de Luciano Zanardo. O intuito fica ainda mais visível nos elementos que evidenciam as marcas do tempo e resgatam a nobreza dos feitos da natureza.
Mauro Contesini: Recanto dos Pássaros
O ambiente assume a função de um espaço de lazer e descanso, conectando as pessoas com a natureza. Com características minimalistas e contemporâneas, elege como peça central o balanço, além de folhagens que criam volume nos vasos, trazendo mais aconchego e destacando os passarinhos.
Marcelo Bacchin: Alegria
Decorador de festas há mais de duas décadas, Marcelo Bacchin, desenvolveu um projeto com a intenção de trazer leveza, simplicidade, alegria e cores à Mostra. Os arranjos sobre mesas fazem composição com bem-casados e lembram uma celebração.
Marina Campanhã: Brisa do Mangue
Um estar praiano que traz a leveza, a simplicidade e a elegância das paisagens litorâneas nordestinas é a aposta de Marina Campanhã. No espaço com rede, a inspiração é a riqueza do manguezal, representada pelas esculturas da artista plástica Fátima Campos. A cerca de biriba e a passadeira de palha de buriti, da Trapos e Fiapos, arrematam.
Marianne Ramos
Marianne Ramos criou uma varanda romântica com tons neutros e naturais, à meia-luz, que tem como móvel principal a chaise e uma mesa bistrô com champanheira. De apoio, um carinho-bar e uma estante para exibir lembranças de viagens e porta-retratos.
Pam Faccin: Arte, Mãos e Flora do Brasil
Pam Faccin assina um espaço sustentável, composto por plantas nativas de biomas brasileiros, estética contemporânea e texturas minimalistas. Vasos, tapetes, móveis e luminárias são todos feitos à mão por empresas locais. Para arrematar, há uma tela, desenvolvida exclusivamente para o espaço, inspirada nas flores do Brasil.
Paulo Sabiá
Paulo Sabiá criou um espaço para o relaxamento que parte do banho de floresta, o shinrin-yoku. Trata-se de um exercício japonês que serve tanto como tratamento para o stress da vida moderna, quanto como reconexão com a floresta. No espaço, a composição se dá pela vegetação em diferentes estratos, banheira e cadeiras aconchegantes.
Pupy Zogaib: O Aflorar da Nossa Essência
A florista traz uma instalação que celebra a Primavera como o começo de um novo ciclo. A imensa flor a desabrochar lembra toda a beleza e força da natureza, que inspira a renovação das esperanças.
Renata Guastelli e Cintia Senna: Banho de Floresta
O ambiente da dupla proporciona uma experiência imersiva e sensorial, onde o visitante vivencia o tempo presente em um terrário em escala humana. Tudo para se desconectar do externo e se conectar à natureza, por meio do paisagismo e do microclima.
Rico Marcondes Prado Lobo: Chegada da Primavera
O flower designer criou arranjos exclusivos e diferenciados que compõem dois looks: uma saia com aplicação de várias espécies de flores e folhagens (fotos) e uma roupa completa (top e saia) – que será exposta em uma modelo – para a Mostra D&D Garden.
Estúdio Rôza
A inspiração para o espaço está na relação das pessoas com a natureza, assim como entre a arquitetura e o paisagismo. Para tanto, foram unidos os elementos naturais – como plantas e cascas de árvore – a outros construtivos, a exemplo da madeira e do concreto. É um local que convida a experimentar a rusticidade e expõe a naturalidade da vida, bem como a essência dos materiais em seu modo mais cru.
Titina Leão
A inspiração de Titina Leão é a Brasilidade. No ambiente, potes, cerâmicas, fibras, um cocar de conchas e itens feitos de couro de pirarucu, como os revestimentos das almofadas e as mantas, dão o tom. O espaço conta, ainda, com plantas de origem brasileira.
Vic Meirelles
Vic Meirelles assina uma ambientação exuberante e divertida para a Mostra do D&D. As mãos do decorador e florista criaram um espaço com flores desidratadas, sempre-vivas, folhas secas, galhos e afins. A inspiração? O colorido da chegada da Primavera e a sensibilidade das mulheres.
Vivi Mendonça
O espaço de Vivi Mendonça é um tributo ao paisagista Roberto Burle Marx (1909-94) na aplicação da arte e da flora utilizadas por ele em seus projetos. A ideia é fazer o visitante conhecer melhor quem foi Burle Marx, suas plantas e as linhas orgânicas tão marcantes em sua obra.
Não deixe de visitar a Mostra D&D Garden, no Shopping D&D, aberta de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 21h; aos sábados, das 10h às 20h; e aos domingos, das 14h às 19h. O centro de compras para decoração e design fica na Avenida das Nações Unidas, 12.555 – Brooklin, São Paulo/SP.
Gostou do conteúdo? Para receber mais notícias como essa e sobre o universo do design, assine a newsletter da DW!. Aproveite e siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece entre os criativos.