Com a proposta de reunir artistas e empreendedores em destaque na cena amazonense com seus produtos, a Ornare Manaus realiza em 23 de novembro uma exposição que celebra 4 grandes nomes do design da região em variadas áreas, entre moda, acessórios e objetos utilitários. O espaço escolhido é o showroom da Ornare Manaus, conectando sofisticação, inovação, ancestralidade, pesquisa, sustentabilidade e outros conceitos em comum entre a marca e os criativos.
“Tive todo o cuidado na seleção de cada profissional e das peças, para que elas e os espaços conversem da forma mais harmoniosa possível, valorizando as marcas locais com uma visão de design global”, afirma o empresário Márcio Sobiesiak, curador da exposição e representante da Ornare em Manaus. A proposta é trazer cada vez mais eventos, instalações e exposições conceituais que movimentem a programação da cidade com diálogos, referências, networking e conteúdos relevantes local e mundialmente – como é o caso desta mostra voltada a profissionais e convidados.
Conheça a seguir os 4 criativos convidados pela Ornare Manaus para exibirem peças exclusivas.
Aimi Amazônia
O design e a arte se encontram na obra do amazonense Eben Santana, designer de moda há 8 anos. Ele criou a marca a partir de uma reflexão sobre a valorização de suas raizes amazônicas e da forte influência do design clássico em seu trabalho. No entanto, é a regionalidade que define a Aimi Amazônia.
“Sou um designer defensor de todo o potencial que nossa região oferece. Então, na minha compreensão de design, gosto de criar todas essas coisas que simbolizam as belezas da Amazônia, de colocar a mão na massa, de vivenciar o processo criativo”, afirma o artista, que se define como um desbravador da Amazônia.
Com DNA cem por cento amazônico, a marca utiliza matéria-prima da floresta, como folhas e sementes – e tem parceria com o Programa Waimiri Atroari para adquirir palhas, sementes e enviras. Com exceção do couro, que ainda é adquirido no Rio Grande do Sul, o material utilizado na confecção das bolsas é totalmente sustentável. “A marca está em busca de tipos de couro regionais certificados, na tentativa de alcançar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, completa Eben. O resultado são delicadas obras de arte na forma de bolsas e acessórios, representando interações únicas e sentimentais.
Filettoh Baré
@cestarias. indigenas_curipaco
@filettoh_bare_original
Nascido em São Gabriel da Cachoeira (AM), pertencente a Comunidade Areal da etnia Baré, criado por mãe de etnia Curipaco, Filettoh Baré se destaca pela produção manual de luminárias, balaios, tapetes, jarros e chapéus, em conjunto com sua comunidade.
A matéria-prima que utiliza na produção das peças é o arumã, uma espécie de cana de colmo liso e reto, que oferece superfícies planas e flexíveis o bastante para suportar o corte de talas milimétricas.
“O arumã pode ser de água ou de terra. Nas nossas peças é utilizada a espécie de terra, que é mais resistente à coloração aplicada nos produtos, feita a partir do urucum e comati”, explica Filettoh.
Rita Prossi
@ritaprossi
www.ritaprossi.com
A empresária é precursora no uso da natureza amazônica em joias. Suas pesquisas são inspiradas pelas lendas da região, promovendo a riqueza autossustentável da Amazônia com extremo respeito ao meio ambiente. “Propomos um design inovador de qualidade que encanta com belezas e emoções. Política e ecologicamente correta, a nossa produção une cultura e tecnologia”, afirma Rita Prossi.
Sua produção trabalha com mão de obra local, acionando uma vasta cadeia produtiva que faz a junção com a tecnologia, utilizando elementos da cultura e do conhecimento da região.
Sioduhi Studio
@sioduhistudio
@sioduhi
www.sioduhi.com
Foi fundado em 2020, no ápice da pandemia, pelo Sioduhi, do povo Piratapuya do Alto Rio Negro, no Amazonas. Em suas criações, expressa o orgulho da origem indígena e a resistência das populações amazônidas. Esta energia circula e abraça indígenas e não-indigenas que vivem nesta casa comum.
Depois de ter participado da 5ª e 6ª edição do Brasil Eco Fashion Week, Sioduhi retorna à 7ª edição do evento em dezembro de 2023 com a coleção Amõ Numia: ontem, hoje e amanhã. Ela simboliza as primeiras mulheres, filhas do tmtkoho Mahst (Criador do Universo), que dominaram miriã pt (flautas de jurupari) e fundaram um matriarcado, liderando o manejo do território e do universo por um período na história primordial.
“As duas peças que integram a exposição são da nova coleção e foram criadas e desenvolvidas na capital amazônica. Elas são tingidas com a tecnologia ManioColor, corante têxtil à base de casca de mandioca desenvolvido pelo Studio”, afirma Sioduhi.
A mostra é aberta somente para convidados no dia 23 de novembro, na Ornare Manaus (Rua Salvador, 440 / Sala 1802 – Condomínio Soberane Corporate – Adrianópolis – Manaus – AM), das 10h30 às 14h.
Curtiu? Para receber mais notícias do universo arqdesign e décor, assine nossa newsletter, que tem uma edição especial para começar a semana leve às segundas. Siga a DW! no Instagram para outras novidades!