O Circuito Baixo Pinheiros, uma das atrações da DW! SP 2024 pelo segundo ano consecutivo, traz um roteiro repleto de espaços de criativos, lojas de design e moda, instituições culturais e gastronomia, em uma das regiões mais interessantes da cidade. A DW! lista a seguir alguns desses lugares para você incluir no próximo passeio pela região e ampliar seu repertório de design com muitas novidades. Confira!
Amoreira
A Amoreira (@amoreiraloja) foi criada em 2010 pela artista plástica Cristina Rogozinski e pela publicitária Fernanda Rezende. A loja prioriza as parcerias pautadas pela sustentabilidade na criação, passando pelo reaproveitamento e reuso de materiais até chegar na reciclagem. Lá você encontra de móveis vintage garimpados a peças assinadas, itens de papelaria, brinquedos, joias e muito mais.
Bioma
Marina Manzoli tinha uma inquietação: proporcionar uma maior aproximação com a natureza, mesmo em uma cidade como São Paulo. Assim, em 2020, nasceu a Bioma (@bioma.botanica), que realiza paisagismo de interiores e curadoria de espécies – que vão de plantas comuns e conhecidas a raridades. A Bioma também estabelece parcerias com arquitetos e designers de interiores, além de oferecer vasos e cachepôs variados.
Casa Olin
A Casa Olin (@casa_olin) realiza uma curadoria de criações de designers brasileiros emergentes focada na produção de cerâmicas, além de apresentar as produções próprias da designer Tayná Scholten. As peças são criadas e produzidas de diversas formas, em processos que transitam entre a manualidade tradicional e os objetos feitos com tecnologias de ponta, como a impressão 3D.
Galeria D.Propósito
A D.Propósito (@dproposito.design) trabalha com arte e design, somando estes dois universos em busca da solução de problemas sociais e ambientais, além de incentivarem soluções regenerativas. Em atividade desde 2020, tem curadoria de Fabia Toqueti Pace e Valter Costa Lima e fomenta o cenário criativo nacional, vendendo móveis, objetos, luminárias e obras de arte assinadas por nomes como Pietro Oliveira (da Caboco), Léo Ferreiro e Nara Guichon.
Guarda Mundo
A Guarda Mundo (@guarda.mundo) foi fundada em 2011 e se dedica a fazer bolsas de couro com design brasileiro autoral, pensadas para durar e com possibilidade de personalização. O couro legítimo é certificado e há o cuidado de rastrear via satélite todo o processo de produção, para que o produto seja mais consciente. Para acessar as informações do couro utilizado em cada bolsa, basta identificar o número de ID que vem junto com o produto neste site.
Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake (@institutotomieohtake) é um espaço cultural dedicado às artes visuais e suas intersecções com o design, a arquitetura e a educação. Aberta a todos os públicos e plural, a instituição promove a pesquisa e a montagem de exposições de forma ampla, que também incluem uma dimensão educativa. Na sede, ainda há um restaurante-café, espaços para conversas, teatro e apresentações artísticas, vivências, workshops e sessões de cinema. Para conferir a programação, acesse o site do Tomie Ohtake.
Michell Lott
Mineiro baseado em São Paulo, Michell Lott (@lottlott) é conhecido por suas produções imersivas, coloridas e lúdicas que materializam o espírito do tempo em imagens marcantes. Jornalista de formação, se apaixonou pelo universo visual ao longo dos anos em que trabalhou na redação da Casa Vogue. Desde então, já realizou trabalhos como cenógrafo, diretor criativo, curador de design e influenciador, além de consultor de cores e pesquisador de tendências. Na DW! SP 2024, apresentou três instalações que mergulhavam em universos oníricos: Imensidão (foto de abertura), com a designer têxtil Paola Muller; Sci-Fi Rural, com o duo tomazicabral; e Estufa dos Sonhos, com a Casa Almeida.
Museu A CASA do Objeto Brasileiro
O museu A CASA (@museuacasa) é um espaço de referência do saber artesanal, que cria diálogos entre passado, presente e futuro por meio de projetos, exposições e várias outras ações artístico-culturais. Aberto em 1997, pela economista Renata Mellão, conta com um acervo de mais de 1.500 peças e objetos, incluindo cestarias do povo Baniwa e trabalhos de mestres artesãos como Espedito Seleiro. Durante a DW! SP 2024, o Museu A CASA apresentou a exposição A Casa na Moda, que reunia duas mostras prévias: A Chita na Moda e Renda-se. Para acompanhar a programação, acesse o site.
Novidário
A Novidário (@novidario) cria objetos e móveis para espaços de convívio com o cuidado de empoderar todos os agentes envolvidos no ciclo de vida dos produtos, aplicando princípios circulares no design e desenvolvimento. A marca conta com mais de uma década de experiência no segmento escolar e também atua nas áreas corporativa e residencial. Recentemente, lançou as linhas Trilha, Mapa e Pipa (foto), de produtos com matéria-prima reciclada e reciclável fundada nos princípios ESG.
Plataforma4
As designers Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite formam atualmente o coletivo Plataforma4 (@plataforma4), criado em 2016 com a participação da também designer Amélia Tarozzo. O grupo alinha ideias, soma experiências e propõe novas formas de trabalhar com o design, em um processo criativo colaborativo. No showroom localizado no Baixo Pinheiros, é possível ver e comprar tapetes, objetos e mobiliário, além de aproveitar exposições e outros eventos ligados ao design. Na DW! SP 2024, a Plataforma4 lançou coleções em collabs e uma mostra cuja cenografia foi cocriada com a arquiteta Adriana Yasbek.
Curtiu este roteiro pelo Circuito Baixo Pinheiros? Veja outros destaques do universo do design em nosso Instagram, no perfil @dwsemanadedesign. Para receber mais notícias em primeira mão, assine nossa newsletter.