Coleção Pentagramma, criada por Francesco Maccapani Missoni, chega aos showrooms da Tidelli em São Paulo

Padrões da coleção Pentagramma, desenvolvida pelo artista Francesco Maccapani Missoni, para a Tidelli | Foto: Monique Araújo/ DW!

O artista italiano Francesco Maccapani Missoni ficou conhecido por criar quadros com composições geométricas de efeito hipnotizante, produzidas com fitas de papel colorido entrecruzadas. Tudo feito a mão, num trabalho que honra o legado da família Missoni na concepção de padronagens gráficas multicoloridas. Quem não conhece o lendário zigue-zague da grife, fundada por seus avós Ottavio e Rosita?

Agora, as criações de Francesco ganham tridimensionalidade e novas perspectivas graças à colaboração do artista com a Tidelli (@tidellibrasil). Após receber um convite da marca, ele desenvolveu a coleção Pentagramma em visitas à fábrica na Bahia. Assim como faz com as fitas de papel, Francesco tramou mais de 20 cores de corda náutica para confeccionar 12 padrões, chamados Armonica, Arpa, Basso, Bongo, Mandollino, Nacchere, Oboe, Ocarina, Pianola, Sax, Tamburello e Violoncello – nomes de instrumentos musicais em italiano.

Cadeira (foto) e poltrona Quéchua, banco Oslo e cubo Club, do designer Luciano Mandelli, recebem as tramas da coleção Pentagramma, assinada por Francesco Maccapani Missoni | Foto: Monique Araújo/ DW!
Cadeira Quéchua, do designer Luciano Mandelli, recebem as tramas da coleção Pentagramma, assinada por Francesco Maccapani Missoni | Foto: Monique Araújo/ DW!

A inspiração para a coleção vem das sete notas usadas há séculos por compositores para imaginar infinitas melodias. Do mesmo modo, no campo das artes visuais, Francesco acredita que é possível arranjar e rearranjar linhas e cores indefinidamente numa lógica de ritmo e harmonia.

Lançada inicialmente na Design Miami, em dezembro, a coleção desembarcou no showroom da Tidelli da Alameda Gabriel (@tidellisp) para a DW! SP 2025. O conjunto de padrões foi aplicado em quatro peças do catálogo da marca, de autoria de Luciano Mandelli: cadeira e poltrona Quéchua, banco Oslo e cubo Club. Enquanto isso, lá na Bahia, os exímios artesãos da fábrica dão continuidade ao que Francesco começou – uma sinfonia de cores na mais perfeita harmonia. Para receber mais novidades como essa, assine nossa newsletter.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter DW!

Receba notícias exclusivas do festival e do universo do design, arquitetura e decoração

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!


    Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.

    Consulte nossa política de privacidade.