Os showrooms da Franccino Giardini estão repletos de novidades desde a DW! SP 2024: na alameda Gabriel e nos shoppings Lar Center e D&D, os endereços receberam as peças para área externa da coleção Caminhos, assinadas por designers que têm uma trajetória de sucesso ao lado da marca. Unidos pela forte identidade brasileira e pela ideia de percurso evolutivo, os lançamentos revelam a maestria da empresa no uso de materiais adequados a ficar ao ar livre, como alumínio e corda náutica.
Autor de uma série de poltronas e balanços para a Franccino em temporadas anteriores, o designer Sergio J. Matos apresenta agora a Bepoti, que significa “Sol” em guarani. A inspiração fica evidente nas formas arredondadas do móvel, feito de alumínio com trama de fita naval. Desta vez, Sergio experimentou desenhar um trançado mais elaborado do que em outras peças suas, no qual duas ou mais cores de fita podem ser combinadas.
Outro parceiro de longa data da empresa, o designer Zia Costa apostou na leveza e no minimalismo ao criar a poltrona Trama. Na peça, a delicada estrutura de alumínio com pintura eletrostática é arrematada por um trançado de pontos abertos, que evoca a ideia de transparência. Zia também desenvolveu a cadeira Brisa, nas versões com e sem braços, móvel que se destaca pelo perfil elegante e o minucioso estudo de ergonomia envolvido em seu desenho.
O estúdio Zanocchi & Starke, duo formado pelo arquiteto italiano Andrea Zanocchi e pela designer catarinense Carolina Starke, projetou a cadeira Gama, de alumínio com pintura eletrostática e corda naval. Inspirada no futurismo, a peça contrapõe sua estrutura moderna ao visual caloroso da trama artesanal. Graças ao caráter sutil, ela se adapta a diversos usos e estilos de decoração.
Criadora da linha mais extensa da coleção Caminhos, a designer Daniela Ferro buscou referências na natureza para proporcionar maior sintonia entre o mobiliário e o ambiente externo. Também tratou de acrescentar às peças, especialmente aos sofás, uma boa dose de acolhimento mineiro (a sede da Franccino fica em Cláudio, no interior de Minas Gerais). O nome da cadeira Melina vem de mel, para expressar força e doçura, e o da Marina, de mar, pois o objetivo era reproduzir a fluidez da água. No sofá Benjamin (foto que abre esta matéria) e na linha Solar, composta de sofá, puff e mesa de centro, Daniela utiliza formas que abraçam para evidenciar o conforto e a aura convidativa das peças.
A coleção Caminhos inclui ainda móveis projetados pelo Estúdio Franccino. Confira outras novidades sobre o universo do design brasileiro em nosso Instagram, @dwsemanadedesign, e aproveite para assinar a newsletter da DW!, clicando no botão abaixo.