Reduzir, reutilizar e reciclar são os 3 R’s que o meio ambiente precisa para um consumo mais consciente. Isso (espera-se!) não é novidade para ninguém. Mas entre saber da importância de minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais e de fato ter atitudes que garantam a sustentabilidade da vida no planeta existe uma grande diferença.
Em todo o mundo, o tema sustentabilidade vem sendo aplicado no universo da moda, decoração e arte. De grifes internacionais a pequenos ateliês. A marca francesa Hermès mostra com maestria como é possível colocar a mão na massa e mudar o destino não apenas da matéria-prima e da sua produção, mas também do meio ambiente. A luxuosa empresa lançou a Petit h, uma oficina de recriação que destina materiais em desuso para artesãos empregarem na fabricação de itens únicos. O autor da ideia, diretor artístico Pascale Mussard, fala em alto e bom som: “Não jogamos nada fora”. Um dos exemplos de utensílios que renasceram das mãos de artistas são bolsas feitas de recortes de couro e feltro, criadas pelo renomado costureiro brasileiro Gustavo Lins.
Mais uma versão de bolsa feita de materiais excedentes de coleções anteriores é a Woven Basket, da espanhola Loewe. Um verdadeiro mosaico de cor e textura, a peça é feita de tiras finas trançadas como uma única formação de treliça. Parte do The Surplus Project, lançado pela empresa em 2021, representa uma nova maneira de repensar e reutilizar sobras de materiais para criar algo de baixo impacto. A grife também investiu tiras de tecido e de couro, fios de lã, penas e palha – excedentes das coleções anteriores – numa coleção limitada de potes de barro feitos à mão pelo mestre oleiro Antonio Pereira. Cada peça se tornou uma tela para artistas internacionais explorarem uma gama de técnicas de tecelagem.
Aqui no Brasil, a Empório Beraldin é um exemplo. Desde sua abertura, em 1994, trabalha somente com produtos feitos com matérias-primas 100% naturais, de alta qualidade e produzidos por hábeis mãos de artesãos. Além dessas características, promove outros processos que vão ao encontro desse conceito. Veja alguns deles a seguir:
DESCARTAR? JAMAIS
Reduzir a necessidade de explorar novas matérias-primas é uma das conquistas do Empório Beraldin. Pensando em atitudes mais sustentáveis, em vez de descartar tecidos e fios do acervo, a empresa reaproveita os resíduos e materiais para criar novos itens. Conhecida como Upcycling ou reutilização criativa, a técnica – e também nome do projeto Beraldin – transforma peças únicas e exclusivas, em teares manuais.
Com um novo e melhor propósito, esses materiais viram, por exemplo, peseiras para cama. Feitas com tecidos e passamanarias que a priori não seriam utilizados, elas arrematam o enxoval de cama acrescentando charme à decoração e tornando mais prático o dia a dia. As almofadas Aprendiz, que também utilizam fios e tecidos que seriam descartados, são mais uma alternativa sustentável da empresa, já que reduzem a necessidade de exploração de matérias-primas para a criação de novos modelos de capas de almofadas.
RENOVAR: PALAVRA DE ORDEM
Está bem, renovar não faz parte dos famosos 3 R’s a que nos referimos no início do texto. Mas não há como negar que tem tudo a ver com o conceito de sustentabilidade aqui exposto. Afinal, qual o sentido de comprar um outro móvel se o usado pode ser recuperado? Foi pensando nisso que a Empório Beraldin lançou o Programa Renova. A fim de evitar o descarte, a empresa restaura estofados danificados, revestimentos estragados, pés desgastados, madeiras ou pinturas riscadas, couros rasgados ou outros problemas com o mobiliário da marca. E o que é melhor, com a mesma expertise técnica do produto original e garantia de qualidade.
De qualquer forma, se o assunto é sustentabilidade não há dúvida que dará pano para manga. Isso porque o tema envolve questões sociais, políticas, culturais, ambientais e muitas outras, claro, de extrema complexidade. Mas você, consumidor, precisa saber de algo básico e simples. Se busca um consumo mais consciente é fundamental que tenha a convicção que a mudança de comportamento é a principal forma de contribuir com a sustentabilidade.
Comprar um produto que siga a tendência ecodesign – ou seja, que reduza o impacto ambiental – pode parecer uma atitude pequena ou aleatória, mas, tenha a certeza, não é. Um consumo menos predatório e inconsequente pode trazer grandes resultados no panorama geral. Portanto, busque conhecer as iniciativas que as marcas desenvolvem em prol da sustentabilidade. Você pode se surpreender com a importância crescente dada ao tema.
Para saber mais sobre as ações de sustentabilidade da Empório Beraldin, acesse emporioberaldin.com.br