Uma janela pode evocar inúmeras memórias e associações poéticas, mas não deixa de ter sua função pragmática e cotidiana. A exposição Paisagem Frontal, que a Unilux abre ao público em 15 de março, contempla os diversos aspectos desse elemento arquitetônico.
Com curadoria e direção artística da arquiteta Juliana Pippi, que acaba de assumir a consultoria de estilo da marca, e de Allex Collontonio e André Rodrigues, dupla à frente dos Decornautas, a mostra traça um panorama do acervo de cortinas e persianas da empresa, bem como de sua história de quase três décadas.
Instalada num edifício de arquitetura brutalista, projetado por Paulo Mendes da Rocha em 1987, onde funciona a flagship Unilux City Spot, a exposição apresenta, no térreo, um conjunto de obras de fotógrafos renomados, organizadas em três eixos: arquitetura (Gal Oppido), paisagem (Victor Affaro) e gente (Luiz Moreira). No piso superior, os visitantes são estimulados a experimentar de forma mais ampla a diversidade e potencialidade do portfólio da Unilux. “Selecionamos diferentes modelos, padrões, texturas e aplicações a partir da poética de uma nova janela para o mundo, de dentro para fora e de fora para dentro”, conta Juliana.