acontece

Trapos&Fiapos resgata ancestralidade pelo tear manual na DW!

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: de 04 a 10 de setembro de 2022

HORÁRIO: Dias úteis, das 10h às 19h | 04/09, das 11h às 15h | 07/09, das 11h às 15h | 10/09, das 10h às 15h

LOCAL: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1525 – Jardim Europa

O fazer manual e ancestral pode curar? A Trapos & Fiapos (@traposefiapos) acredita que sim. A marca de Teresina, no Piauí, lança sua coleção RAIZ no estúdio do designer Sergio Matos (@sergiojmatos) na Gabriel, durante a 11ª Semana de Design de São Paulo.

Serão cinco tapetes expostos: feitos com algodão, taboa e buriti cada tapeçaria é única e tecida em teares recuperados e adaptados, manualmente. Todo o processo, além de artesanal, é ecologicamente sustentável. A taboa é colhida ciclicamente a cada oito meses, para que seja dado o tempo da renovação da planta, e os descartes da fábrica são usados no enriquecimento do solo da agrofloresta, que alimenta as famílias da equipe de artesãos, na comunidade de Santa Rita.

A Trapos & Fiapos foi fundada em 1984 e fez da tecelagem uma forma de renascimento para o povoado de Santa Rita, na zona rural de Teresina. Hoje, o nome da marca é conhecido em todo o país e no exterior, como referência na tecelagem artesanal e, há quase quatro décadas, gera mais que tapetes, criou um sentimento de pertencimento e identidade.

Um pouquinho de história

Quem deu o primeiro passo nessa caminhada foi a médica sanitarista Tereza Melo, ao enxergar a chance de retomar o potencial de vida daquela gente – do povoado que a viu crescer – por meio da tecelagem, que já era praticada pelos ancestrais na comunidade. A Trapos & Fiapos foi de uma cooperativa a uma fábrica. Com matéria-prima “humana”, a empresa resgatou a dignidade e a perspectiva de futuro pra esse grupo de famílias.

Para conhecer o trabalho da Trapos&Fiapos, vá à Gabriel de 04 a 10 de setembro. No dia 06, está marcado, também, um bate-papo sobre o Futuro artesanal do design com a Tereza. Não dá pra perder!