Uma das mais expressivas feiras de design e decoração da Alemanha tem data marcada: a Ambiente Fair acontece de 3 a 7 de fevereiro de 2023 em Frankfurt. Entre marcas importantes que se tornaram referência e criaram símbolos do design mundial, a exemplo da italiana Alessi, esta edição consolida também a estética escandinava, reunindo mais de 70 expositores nórdicos.
Algo coerente, segundo afirma a Diretora da Ambiente Living, Giving und Working, Yvonne Engelmann: “Em uma época em que valores como autenticidade, longevidade e fabricação responsável são cada vez mais importantes nas decisões de compra, o design atemporal e sustentável é mais procurado do que nunca. (…) Ele também reflete os desejos atuais dos consumidores: cores inspiradas na natureza, formas suaves e uma linguagem uniforme. E ainda há os detalhes tradicionais e artesanais, que nos dão tranquilidade e irradiam permanência”.
A autenticidade e a preocupação com o respeito ao meio, também permeia outro chamariz do festival. O espaço aberto para novos designers que, em 2023, vêm de diferentes países como Argentina, Taiwan, Hungria e Índia. Os 32 nomes escolhidos devem responder à pergunta: Como podemos moldar com estilo a sociedade, a vida e o consumo? Assim, abordagens conceituais, mas sobretudo ambientalmente conscientes dominam o pavilhão dedicado aos talentos emergentes.
Uma das criações que chama a atenção são as cerâmicas do projeto “Biophilia” desenvolvidas pelo estúdio Migration of Matter e impressas em 3D. Os produtos são resultado da ligação entre natureza, biodiversidade, tecnologia digital e a colaboração de dois artistas: Cindy Valdez e Nicholas Perillo. A intenção, além de desenvolver peças bonitas e usáveis, é conscientizar sobre a importância da biodiversidade.
Quem visita a feira tem muito mais novidades a ver. Outra sessão que oferece soluções interessantes é a Galleria 1, onde estão reunidos objetos que solucionam demandas domésticas e culinárias com estilo. Um dos produtos a serem apresentados é o Mulsi (the Emulsifier), uma nova versão do Vegan Milker – da Chufamix, que permite a preparação caseira de leites vegetais a partir de qualquer noz, grão ou semente em apenas cinco minutos, além de ser um extrator de grãos de café.