acontece

Nova poltrona de Sérgio J. Matos alia ancestralidade indígena e tecnologia

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: de 04 a 10 de setembro de 2022

HORÁRIO: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10 às 15h; domingo e feriado, das 11h às 15h

LOCAL: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1525, Jardim Europa – São Paulo

O designer mato-grossense Sérgio J. Matos (@sergiojmatos) ficou conhecido por seus móveis tramados em cores vivas, especialmente as cadeiras, balanços e bancos. Tramas que referendavam a cultura mestiça, que foram trazendo outros materiais e técnicas e que exaltavam o fazer artesanal, a sabedoria dos que vieram antes.

Com o estúdio aberto desde 2010, Sérgio veio se firmando como um criativo de olhar e talento ímpares, que recolhe (e redistribui) o melhor da cultura brasileira. Por isso, vem colecionando prêmios nacionais e internacionais sem esquecer que da união entre design e artesanato deve resultar benesses para comunidades artesãs, fortalecendo e renovando sonhos individuais e coletivos.

Das cordas náuticas, passando pelas colheres de pau, o vidro, as madeiras e chegando ao aço, o trabalho de Sérgio é estruturalmente escultural. E dessa junção de ancestralidade e tecnologia, nasce a nova peça-escultura do designer, lançamento da marca na DW! 2022: a poltrona Tupé.

Tupé é uma trama de oposições, onde o espírito contemporâneo reverencia o passado. A inspiração vem da esteira indígena – que nomeia a peça – feita de talos de embaúba e usada como abrigo para os produtos da lavoura. No lugar da fibra orgânica, a “cestaria” ganha o corpo de uma chapa metálica recortada com a precisão do laser. A leveza visual lembra sua ancestral.

Para os que visitarem a loja de Sérgio J. Matos na Gabriel, além da poltrona Tupé, vale demorar os olhos sobre mais uma entre as muitas belezas à venda: a poltrona Flor de Lótus – em série limitada -, resultado de uma collab com a modelo Isabelli Fontana.

Também, no showroom, estarão expostos cinco tapeçarias da Trapos&Fiapos.