Elas estão lá do outro lado do mundo, mas a gente traz pra você as informações de duas semanas de design que prometem surpreender: a Tokyo Design Week, de 17 a 19 de novembro, e o Seoul Design Festival, de 20 a 23 de dezembro de 2023.
Anunciada após um hiato de sete anos – recupere a memória sobre as edições passadas, clicando aqui -, a Semana de Design de Tóquio, no Japão, olha para o futuro, sem esquecer do passado. Tanto que um dos eventos de destaque reúne três gerações de maquetes arquitetônicas e discute suas propostas, no Spiral Garden, com entrada gratuita.
Além da exposição, arquitetos japoneses renomados – o ganhador do Pritzker, Toyo Ito; Junya Ishigami e Maki Onishi – se encontram em uma palestra mediada pelo neurocientista Kenichiro Mogi, no dia 18 de novembro. A inscrição prévia dever ser feita aqui.
Coreia do Sul
Em Seul, o Seoul Design Festival conta 21 anos de história, o que pode ser compreendido, em números conjuntos: mais de 1 milhão de visitantes, mais de 2,6 mil marcas e 5,6 mil designers já passaram pelo evento. Desde 2002, o festival busca apoiar a expansão do design sul-coreano e estruturar uma plataforma de intercâmbio com o que é feito no mundo.
Entre as atrações, estão os Seminários de Design, abertos a profissionais da indústria de design, estudantes e interessados no tema. Entre os temas abordados estão design de marca, life style design e design visual. Em breve, a organização deve dar mais detalhes sobre as palestras.
O que já sabemos é que o diretor de arte escolhido para o Seoul Design Festival 2023 é Choi Do-jin. Ele é o responsável pela criação do pavilhão temático, além da comunicação visual do evento.