acontece

Salão do Móvel de Milão anuncia as novidades para 2023

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: De 18 a 23 de abril de 2023

HORÁRIO: das 9h30 às 18h30 (Público geral dias 22 e 23 e estudantes dias 21, 22 e 23)

LOCAL: Milan Fairgrounds, Rho (Milan) – Entrada pelas portas Est, Sud e Ovest

De 18 a 23 de abril, o Fiera Milano (Rho, Milão) abre suas portas para o Salone del Mobile 2023. Durante sua 61ª edição, serão realizados os eventos anuais Furnishing Accessories Exhibition, Workplace 3.0, a terceira edição do S.Project e o SaloneSatellite – evento dedicado a escolas, universidades e designers menores de 35 anos.

Também é aguardado com ansiedade o retorno do Euroluce, evento dedicado ao design de iluminação, que depois de 4 anos traz aos pavilhões as melhores marcas do setor.

Um dos mais longevos e, certamente, o mais importante festival de design do mundo terá curadoria do arquiteto Beppe Finessi em colaboração com os estúdios Formafantasma e Lombardini22, além de anunciar mudanças sustentáveis em sua estruturação.

Euroluce + Satellite

O SaloneSatellite tem como tema “Escola de Design – Construindo o (im)possível — processo, progresso, prática” e vai focar em escolas e universidades, a fim de destacar a excelente contribuição oferecida ao treinamento de jovens talentos e ao avanço do design.

Já a Euroluce, Feira Internacional de Iluminação de realização bienal, ganhou um novo layout que retrabalha o conceito de proximidade inerente a muitos centros históricos italianos.

Projetado pelo Lombardini22, o “anel” poligonal que será o coração da Euroluce melhora a usabilidade do espaço e favorece as experiências interdisciplinares e o conteúdo cultural, que vão da arquitetura à arte escolhidos por Beppe ao lado de uma série de jovens curadores. Esta nova proposta, ainda conta com um redesenho total dos pavilhões 9-11 e 13-15 – como uma microcidade – pelo Formafantasma, que olha para a Euroluce como uma evolução do próprio formato do I Salone.

Sustentabilidade em foco

Depois de uma última edição sob 35º C constantes, o Salão do Móvel de Milão intensificou suas ações frente à sustentabilidade. Hoje, há um reforço no compromisso com regeneração, reutilização e circularidade dos materiais e enfoque para a economia de energia.

“Todas as atividades estão sendo organizadas de forma que sejam voltadas para o uso eficiente de recursos, redução de desperdício e impacto ambiental, além de proteger os direitos humanos, a saúde e a segurança dos participantes do evento e dos trabalhadores envolvidos em sua organização e garantir benefícios para todas as empresas participantes e suas comunidades regionais”, pontua um dos informes oficiais.

Concretamente, estandes construídos por reciclados de papelão e plástico e madeira certificada, emprego de tintas à base d’água e detergentes ecológicos e restrição ao uso de materiais não-reutilizáveis são alguns dos cuidados.

No que diz respeito à segurança social e sustentabilidade, as empresas foram convidadas a adotar medidas, produtos e equipamentos que garantam procedimentos de instalação seguros tanto para o pessoal envolvido na estruturação, quanto que ofereçam mais acessibilidade, usabilidade e fruição para usuários vulneráveis ​​e aqueles portadores de deficiências.