No início do século 20, uma nova arte moderna estava surgindo no Brasil. A partir da década de 1910 e continuando na década de 1960, os artistas brasileiros adaptaram tendências contemporâneas, influências internacionais e tradições artísticas para criar um novo tipo de arte moderna; arte informada pelas culturas, identidades e paisagens vibrantes do Brasil.
Este é o panorama da mostra Brasil! Brasil! The Birth of Modernism, em cartaz até abril de 2025 nas galerias principais da Burlington House, na Royal Academy of Arts em Londres. A vida cotidiana no Brasil é um dos temas centrais deste novo modernismo, bem como a identidade indígena e a experiência afro-brasileira, presentes entre as muitas influências dos artistas em suas criações.
A exposição aborda uma visão ampliada do Modernismo Brasileiro e leva estes universos ao público do Reino Unido, reunindo trabalhos de importantes artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Djanira, Ruben Valentim e Flávio de Carvalho.