acontece

Luminárias Mantiqueira inspiradas no imaginário caipira são lançamento da ETEL na DW! SP 2024

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: de 18 a 22 de março de 2024

HORÁRIO: visitas guiadas nos dias 18 a 22 de março

LOCAL: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834, Jardim Paulistano - São Paulo

Inicialmente desenhadas para um refúgio de família, as luminárias Mantiqueira ganham destaque como lançamentos da ETEL (@etel.design) na edição 2024 da DW! Semana de Design de São Paulo. A marca desenvolveu a linha em parceria com os arquitetos Marina Acayaba e Juan Pablo Rosemberg, do escritório AR Arquitetos.

As luminárias Balaio, Capim, Cuca e Pinhão foram desenhadas para a casa de Sapucaí Mirim, também projetada pelo escritório AR, que é o refúgio de família de Lissa Carmona, CEO e curadora da ETEL, além de fundadora da Casa Zalszupin. As peças revelam a inspiração na vida da roça e no imaginário caipira da região, congregando referências que compõem esse rico universo de saberes, lendas e histórias. Singelas, são feitas a partir da solidez da madeira maciça, da textura da juta crua e da delicadeza do latão, propondo uma luz agradável.

A madeira escolhida é a imbuia complementada pela trama rústica da cúpula suportada pelas delgadas estruturas que tingem a luz num dourado sutil: “É a luz quente e tênue do lampião outrora revisitada com a sofisticação e elegância da ETEL, a partir de elementos naturais trabalhados manualmente com esmero”, afirma Marina Acayaba.

No dia 19 de março, às 10h, a ETEL recebe a dupla do escritório AR Arquitetos para um bate-papo sobre a concepção do projeto arquitetônico da casa na Serra da Mantiqueira e a transposição de escalas, da casa para as luminárias.

Visitas guiadas

Nos dias 18 a 22 de março, estão programadas diversas visitas guiadas na Galeria ETEL para que os visitantes conheçam a história da ETEL e as novidades da marca.

Na sequência, a visita segue à Casa Zalszupin, que está com nova exposição com curadoria de Lilia Schwarcz, intitulada Direito à memória: arte afro-brasileira, indígena e outros modernismos.

Acesse o minisite da marca no botão abaixo para mais informações sobre os eventos da ETEL.