acontece

Modernism Week: festival em Palm Springs celebra arquitetura Moderna super preservada

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: De 15 a 25 de fevereiro de 2024

Se você gosta (muito) de arquitetura modernista, o destino certo para este fevereiro é a Califórnia, mais especificamente Palm Springs. É lá que, até dia 25 deste mês, tem lugar a 11ª edição da Modernism Week. O festival conta com mais de 350 eventos, incluindo o Palm Springs Modernism Show. Além dele, um dos destaques são os passeios por cerca de 30 bairros e o popular Signature Home Tour aos finais de semana.

Palm Springs, no Deserto de Sonora, já foi um lugar eleito como refúgio de estrelas como Marilyn Monroe, Frank Sinatra, Elvis Presley e Carmen Miranda. Ali, bairros inteiros que se expandem pelos arredores do Coachella Valley estão preservados e parecem sets de filmagem dos anos 1950 e 1960. Entre os nomes da arquitetura que projetaram por ali estão Richard Neutra (1892 -1970) e E. Stewart Williams (1909-2005).

Na programação do festival californiano também há exposição de carros clássicos, passeios por jardins, uma exibição de trailers antigos, palestras, apresentações e festas. Grande parte dos eventos é aberta ao público e algumas atrações são gratuitas.

A semana dedicada à arquitetura Moderna teve início em 2005 com uma agenda enxuta, e a organização incluía um grupo de aficionados por design e arquitetura que também era composto de curadores, guias turísticos, negociantes de arte e móveis antigos, historiadores, proprietários e arquitetos. Aos poucos, o festival foi ganhando fôlego e se profissionalizando.

Hoje, os onze dias de programação reúnem eventos que mesclam arquitetura, arte, moda e cultura de meados do século 20 e recebe cerca de 120 mil visitantes. Em outubro, há mais uma edição desta Semana do Modernismo, um pouco mais enxuta, que marca a alta temporada recreativa em Palm Springs. A Modernism Week também oferece bolsas para estudantes locais que buscam se graduar nas áreas de arquitetura e design: mais de US$ 250 mil já foram destinados a esse fim, desde 2011.