acontece

Milar comemora 70 anos com retrospectiva em casa modernista e lançamentos na DW! SP

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: de 17 a 21 de março de 2024

HORÁRIO: diariamente, das 9h às 19h

LOCAL: Rua Doutor João Neves, 282, Jardim Guedala - São Paulo

Há sete décadas fabricando móveis estofados com design assinado para as maiores marcas de decoração do País, a Milar (@milarsofas) completa seus 70 anos com exposição sob curadoria da designer Roberta Banqueri (@robertabanqueri), de 17 a 21 de março,  durante a DW! Semana de Design de São Paulo.

O destaque na programação é a exposição Milar 70 anos, que ocupa um casarão modernista no Morumbi, projetado pelo arquiteto Eduardo de Almeida. Os espaços exibem uma linha do tempo composta por mobiliários que contam a evolução da marca, das formas, acabamentos, texturas e cores de sofás, poltronas, pufes, mesas centro, lateral e aparadores. Nestas sete décadas, diversos grandes nomes do design nacional colaboraram com a Milar e ajudaram a construir esta história, tais como André Cruz, Lucas Takaoka, Sergio Fahrer, Lattoog, Pedro Mendes, Arthur Casas, Luciano Santelli, Alessandra Delgado, além do próprio Estúdio Milar e de Roberta Banqueri,

“Convidamos o público a entrar num túnel do tempo podendo observar a evolução, as transformações e tendências de cada período por meio dos mobiliários assinados por ícones do design do nosso país”, explica o CEO Onofre Bianca.

Marcando um novo momento da Milar, o evento apresentará também a nova identidade visual da marca e novas apostas do design, com lançamentos da coleção 2024. Dentre eles, Ana Alonso assina a poltrona Nini, inspirada na relação entre a avó e a neta, unindo traços contemporâneos e atemporais a detalhes que contam um pouco da história de vida de sua Vó Nini.

Casa Modernista do Morumbi

O imóvel que recebe o evento é uma atração à parte: projetada em 1965, a Residência Pedro Tassinari foi concluída em 1971 e tem assinatura dos arquitetos Eduardo de Almeida e Lélio Machado Reiner. De tão interessante, o projeto foi tema de uma tese de doutorado na FAU-USP, em 2008.

Ainda pouco conhecido do grande público, o arquiteto Eduardo de Almeida, em coautoria com Rodrigo Midlin, assina projetos importantes como o da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Cidade Universitária e o edifício modular Gemini (1968), também em São Paulo. Nesta edição da DW! SP 2024, a Milar compartilha este achado e sua história com o público do festival.

A Milar

Fundada em 1954 e, atualmente, sob a gestão da terceira geração da família,
no comando de Onofre Bianca, a Milar preserva ainda hoje a produção e tapeçaria artesanal de sofás, poltronas e pufes, entre outros tipos de estofados e mobiliários curvados, como mesas de centro, lateral e aparadores,
com exclusividade para as maiores redes de alto padrão do País, valorizando o design autoral brasileiro.