acontece

Em Paris, Maison&Objet 2023 promove o ‘cuidado’ como tema

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: 19 a 23 de janeiro de 2023

HORÁRIO: Quinta a domingo, das 9h30 às 19h | Segunda, das 9h30 às 18h

LOCAL: Paris Nord Villepinte Exhibition Centre

Começou! Nem bem passou o Réveillon, já é hora da Maison&Objet – evento que abre a programação de eventos de design no mundo. A feira criativa parisiense começa nesta quinta-feira (19) e segue até 23 de janeiro.

O tema desta edição é Take Care e convida a uma reconexão com o nosso interior, os outros e os ambientes em que vivemos, de forma micro e macro. A ideia é que o cuidado seja o mote de todos os segmentos da feira, das tendências aos negócios. De fato, o intento pode ser traduzido, por exemplo, em maior responsabilidade socioambiental, transparência e inclusão pelo mercado.

Mais consciente

“O design exposto na Maison&Objet buscará desafiar a estética moderna do que é ‘belo’ e fornecer um trampolim para o que é bom. Cuidar se tornou uma verdadeira necessidade, em um momento em que todos estamos buscando ativamente significado e tranquilidade”, afirma o conteúdo de divulgação do festival.

Isso, porque, como defende Vincent Grégoire – diretor criativo da consultoria de design NellyRodi e membro do Observatoire Maison&Objet: “Hoje, um novo conjunto ético está ditando o tipo de atividade de consumo que estamos vendo”.

Na prática, a própria Maison et Objet tem se preocupado em ser mais responsável a cada edição, reciclando ao menos 50% dos resíduos, usando mais LEDs, armazenando e reutilizando a sinalização e doando alimentos não-comercializados para a Cruz Vermelha, por exemplo.

Também há a intenção de abraçar mais participantes que se alinhem e defendam valores para um futuro sustentável. Bons exemplos são a casa francesa de design Noma, que trabalha com materiais reciclados, ou a Laines Paysannes, que produz tapetes com materiais locais, somente.

Outra iniciativa de extremo interesse é a exposição The Art of Resilience dedicada aos designers ucranianos, que apresentam criações – como sugere o título – resilientes, acima de tudo. Peças contemporâneas que combinam a forma atemporal e o fazer ancestral da tapeçaria; luminárias esculturais e objetos que mesclam a usabilidade do design e a estética artística fazem parte da mostra.