acontece

Japan House apresenta exposição Japão em Miniaturas

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: De 16 de maio a 8 de outubro de 2023

HORÁRIO: Terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h

LOCAL: Japan House São Paulo | Térreo | Avenida Paulista, 52, Bela Vista - São Paulo/SP

Em 37 obras exibidas pela primeira vez na América Latina, incluindo um trabalho inédito feito para a mostra, a exposição Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka apresenta a diversidade das paisagens e da cultura japonesa a partir de miniaturas. São fotografias e maquetes que ressignificam materiais e representam a paisagem e cultura do Japão por meio do “mitate”, conceito tradicional japonês que sugere novas interpretações para objetos do cotidiano.

Da floração das cerejeiras, até os restaurantes de sushi em esteiras, passando pela prática de artes manuais e marciais, além das tradicionais festividades japonesas, são várias as cenas retratadas por Tatsuya Tanaka.

Conhecido em todo o mundo pelo projeto Miniature Calendar realizado em suas mídias sociais, o fotógrafo japonês traz a arte em miniatura com temática de bonecos de diorama e coisas do dia a dia. Acredita-se que o “mitate” esteja enraizado na cultura japonesa que, desde sempre, conviveu em harmonia com a natureza. Esse conceito seria uma forma de compensar com a imaginação coisas faltantes ou vazios.

“Nesses pequenos universos criados por ele, o que chama a atenção é sua percepção quase fantástica, que lembra a mais pura imaginação infantil sobre os objetos, renovando e reformulando seus significados a todo instante”, explica a diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição, Natasha Barzaghi Geenen.

E a maquete inédita foi elaborada a partir de conversas entre o artista e a JHSP, especialmente para esta mostra no Brasil. Os principais materiais escolhidos foram o arroz e o feijão. A partir do karê, que também se come com arroz, o artista pensou na possibilidade de expressar a areia branca e o mar utilizando esse prato típico. E ele também soube que no Rio de Janeiro, à beira da praia, há calçadas com padrões de ondas feitas de pedras pretas e brancas. “É isso que imagino quando penso no Brasil. O feijão preto e o arroz são alimentos familiares aos japoneses também. Penso que, apesar de estarem de lados opostos do mundo, Brasil e Japão possuem culturas com aspectos semelhantes”, avalia o fotógrafo.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser reservada antecipadamente de forma online e opcional, basta clicar no botão abaixo.