acontece

Casa Bradesco apresenta exposição Inflamação, de Anish Kapoor, na Cidade Matarazzo

DETALHES DO ACONTECIMENTO

DATA: 15 de setembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025

HORÁRIO: Terça a domingo, das 10h às 21h

LOCAL: Casa Bradesco | Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista - São Paulo/SP

São Paulo ganha um novo centro cultural, a Casa Bradesco, localizado na Cidade Matarazzo. O espaço multidisciplinar prevê mostras, exposições e eventos trazendo obras de grandes escala, que unam arte, botânica, ciência, design, música, inovação, história e outras expressões culturais, promovendo intercâmbios artísticos nacionais e internacionais. Os 5 mil metros quadrados estão a poucos passos da Avenida Paulista e, ao mesmo tempo, são rodeados de natureza.

Uma excelente oportunidade para conhecer a nova Casa Bradesco é a instigante exposição Inflamação, do artista Anish Kapoor, cuja arte retorna ao Brasil em uma mostra após mais de duas décadas.

De 15 de setembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025, o público é convidado a explorar obras como a Blinded by Eyes, Butchered by Birth, inédita. O inflável de grandes proporções tensiona o edifício por todos os seus cantos, evocando uma relação com a inflamação concentrada em um gigantesco órgão, que pulsa e domina o espaço. Somando com esta obra, criada exclusivamente para a Casa Bradesco, a exposição traz no total 19 esculturas representativas de diferentes momentos da carreira do aclamado artista – muitas exibidas pela primeira vez no Brasil.

Com quatro mil metros quadrados de área expositiva e curadoria de Marcello Dantas, a exposição oferece um olhar profundo sobre as criações de Kapoor e revela um lado menos conhecido do artista nascido na Índia e radicado na Inglaterra: um viés mais viceral e radical. De acordo com Dantas, Inflamação faz referência a um retrato do nosso tempo – um tempo em que vivemos uma inflamação, em vários estágios.

Suas criações monumentais desafiam a gravidade e a percepção, indo além de ocupar os espaços. Elas redefinem a maneira como se enxerga o mundo ao redor e convidam o público a explorar novas dimensões da arte e da mente. Kapoor conduz a uma jornada pelo seu próprio universo criativo, explorando especialmente o vermelho, as texturas e a subjetividade da percepção do espaço, que se entrelaçam na exposição. “Vermelho é a cor da terra, não é uma cor do espaço profundo; é, obviamente, a cor do sangue e do corpo”, afirmou o artista.

A Casa Bradesco traz um projeto conceitual desenhado por Rudy Ricciotti, arquiteto ítalo-francês que assina alguns dos espaços mais icônicos do planeta, entre eles o Departamento de Artes Islâmicas no Museu do Louvre, na França. A tecnologia cria um elo entre o patrimônio regenerado e os materiais ressignificados, como a madeira de demolição utilizada para o forro da estrutura, rendendo uma atmosfera acolhedora e rústica acima do piso em concreto polido. O espaço conta com outras salas que serão inauguradas até 2025, incluindo espaços interdisciplinares para as mais diversas formas de expressão artística, um novo centro de criatividade com sala de exposições de dois mil metros quadrados e sala multilinguagem para receber desde shows a exposições imersivas.

O ingresso para a exposição Inflamação, de Anish Kapoor, pode ser adquirido no Mata App (link abaixo) ou na bilheteria da Casa Bradesco a partir de 15 de setembro. Às terças, a entrada é gratuita mediante reserva de horário no Mata App.