Já tem programa para o feriado? De 13 a 15 de outubro acontece o III Festival Mário de Andrade, no Centro da capital paulista. O tema que inspira a edição é a Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, que completa 85 anos.
Gratuito, o evento celebra a literatura e o livro, estimulando o debate de ideias, a formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens. O festival ocupa o prédio principal e o edifício anexo da BMA – Biblioteca Mário de Andrade e outros equipamentos culturais da região, com atrações artísticas e rodas de conversa, além de uma Feira de Livros.
Um dos destaques é a exposição dos instrumentos musicais, objetos de culto, gravações musicais, filmes e outros itens que compõem o acervo da Missão, mantido pelo CCSP – Centro Cultural São Paulo. A mostra tem lugar na BMA e é inédita ao público.
Entre os primeiros nomes confirmados pela organização do festival, estão o da escritora mineira Cidinha da Silva, autora de Um Exu em Nova York (2018) e Os Nove Pentes D’África (2009), entre outras obras; e o da escritora e professora Veronica Stigger, que assina o vencedor do Prêmio Jabuti de Contos e Crônicas, Sul (2016).
No dia 15, também está garantida a apresentação da Companhia do Latão, com um espetáculo inédito que reflete sobre a presença do circo na literatura de Mário de Andrade. A Noite de Circo, na BMA, reúne Escritos sobre Piolin, Monólogo do Elefante do Circo Sarrasani e O Carro da Miséria.
Em breve, a DW! traz mais novidades sobre o III Festival Mário de Andrade, no Blog e no Instagram. Fique de olho!