A Galeria Botânica (@_galeriabotanica) e o IBEC – Instituto Brasileiro de Economia Circular (@ibec.circular) promovem uma parceria para estimular iniciativas de circularidade na cadeia do design e do universo botânico, durante a 14ª DW! Semana de Design de São Paulo. O lançamento do movimento que irá criar a Galeria Circular acontece no contexto do festival.
A ideia é reafirmar a beleza do que é sustentável, fortalecendo a conversa sobre um design regenerativo e o impacto positivo da circularidade na criação e no consumo e a Galeria Circular visa posicionar o design como um dos elementos-chave da transição para a economia circular.
A Galeria Botânica há seis anos, desenvolve produtos a partir de flores que seriam descartadas, agregando performance e design que impactam a área da decoração floral com práticas circulares. Nesse sentido, o espaço propõe a ainda o fortalecimento do movimento Slow Flower, destacando a importância do trabalho responsável e artesanal. Na programação, palestras, conversas e, ainda, duas exposições em cartaz até dia 15 de março.
Exposições
Ju Amora transforma o espaço da galeria criando experiências que vão além da arte visual em Arte que se Renova. A artista faz intervenção dos lambe-lambes que revitalizam a espaço e, com a coleção NEON, destaca o Flower Bar utilizando caixas pintadas em cores fluorescentes.
A designer de mobiliário e produto, artista plástica e especialista em pedras naturais e cristais, Aline Bergson apresenta, por sua vez, a coleção Leveza. Com quartzos rosa, piritas, travertino, quartzos azul e leitoso, seus pequenos objetos são únicos e exclusivos. Para conhecer melhor o trabalho e o processo criativo da designer, o encontro está marcado para o dia 14, às 17h (inscrições aqui).
Confira outros destaques da programação
No dia 13
- Às 16h, Gabriela Nora faz Demonstração Floral, com bate-papo sobre flores e seus múltiplos sentidos ao executar um arranjo do início ao fim.
No dia 14
- Às 10h30, floristas da Cooperflora são os convidados para um bate-papo sobre o universo das flores, tendências do mercado floral e conexões dentro do setor.
- A partir das 11h, a Galeria Botânica apresenta o Flower Bar, também em parceria com a Cooperflora. Na ação, visitantes podem escolher suas flores e montar seu próprio arranjo.
- Começando no mesmo horário e seguindo até às 19h, a Galeria Botânica junto à Cooperflora cria uma imersão única no processo de produção das flores em Holambra, maior polo produtor de flores do Brasil, por meio da realidade virtual.
No dia 15
- Às 11h, Bia Luz apresenta a Palestra & café com flores, em uma conversa sobre o papel do design na transição para a economia circular.