Entre os dias 2 e 5 de junho, será realizada a primeira edição da feira de arte ArPa no Pavilhão Pacaembu, espaço localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.
A ArPa recebe mais de 40 expositores que comercializam suas obras num espaço de 4 mil m². Os objetivos centrais do evento são expandir a arte nacional por meio dessa nova experiência e agregar colecionadores de todo o país, gerando novas oportunidades para galerias e possibilitando conexões com o cenário internacional.
Dentre os expositores – do mercado primário e secundário -, a Feira contará com estandes destinados a jovens galerias, mas também aos artistas já consolidados no circuito das artes. A previsão é que o valor inicial para a comercialização de obras na ArPa seja a partir de 5 mil reais. “Queremos produzir um evento destinado aos negócios, mas que também dê lugar à formação de público – por isso estamos promovendo visitas guiadas com curadores e produtores culturais e também teremos o setor Arte em Campo, que leva à Praça Charles Miller uma seleção de esculturas e instalações, ao ar livre, abertas para visitação gratuita do público”, comenta Camilla Barella, da agência cultural VIVA Projects, realizadora do evento.
A diretora da ArPa conta que o processo de seleção de curadorias para os diferentes segmentos da Feira se deu a partir da experiência de cada profissional visando construir um evento de arte com um olhar descentralizado; que possa reunir diferentes abordagens, perspectivas e pontos de vista sobre a arte. Para facilitar a fruição do público e também criar recortes mais detalhados para cada segmento contemplado pela Feira, a ArPa subdividiu o evento em seções. Os setores Principal, UNI e Satélite acontecem no Pavilhão. O Arte em Campo, com entrada gratuita, está localizado na Praça Charles Miller, antes da entrada do Complexo Pacaembu. Já o programa Prisma foi criado como uma forma de expandir os limites da feira e difundir o conhecimento em outros espaços e instituições da cidade.
A realização da ArPa será simultânea à MADE – Mercado, Arte, Design; feira de design que chega a sua décima edição. A parceria é uma iniciativa do curador de design, Waldick Jatobá.