Tem viagem marcada para Suécia? O início de fevereiro é uma época e tanto para quem vai a Estocolmo e gosta de design: são dois eventos em paralelo, com o melhor do design escandinavo e um olhar afiado para a melhora da qualidade de vida em pequeno e amplo espectros.
Até dia 11, fica em cartaz a Stockholm Furniture Fair – que se intitula “a maior plataforma para o design escandinavo” – com mais de 400 marcas e designers participantes, tanto da indústria de iluminação, quanto da de mobiliário. Nesta edição, uma das novidades é a plataforma Älvsjö gård, focada no design experimental e colecionável, bem como The Nude Edition, dedicada aos produtos feitos com material reciclável.
Organizada pela Stockholm Furniture Fair, a Stockholm Design Week segue até dia 12 de fevereiro. Nela, mais de 100 estúdios de design, marcas de mobiliário e museus abrem suas portas para o público global que desembarca na cidade.
Um dos destaques, porém, está ao ar livre, em Skeppsholmen: a instalação Shelter, do designer Daniel Rybakken, é inspirada pelo trabalho de Fridtjof Nansen acolhendo refugiados e nos lembra dos milhões de pessoas – ainda hoje – forçadas a deixarem suas casas em busca de segurança e melhores condições de vida.
Outra atração, esta já consolidada, é a Design Night, onde lojas de objetos, artesanato, design e mobiliário abrem suas portas durante à noite. Além do período diferente, são feitas ofertas e organizados eventos como mostras e talks.