Muitas vezes, regiões de grandes cidades que foram nobres no passado, acabam degradadas ou desvalorizadas. Aconteceu com São Paulo, inclusive com a Avenida São Luís, que reúne um complexo arquitetônico invejável: Artacho Jurado, Gregori Warchavchik, Júlio Neves e Oswaldo Bratke são apenas alguns nomes que assinaram projetos ali.
Uma das joias da São Luís é a Galeria Metrópole, projetada pela parceria dos arquitetos Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia. O prédio de uso múltiplo da década de 1950 se inspirava no modernismo e abria suas galerias ajardinadas para a cidade. Após um apogeu, caiu em decadência nos anos 1980 e, atualmente, ganhou novo fôlego pela ocupação de criativos.
Essa efervescência de gente nova e interessante, buscando uma relação mais próxima com a rua, as pessoas e as intersecções entre público e privado geraram o projeto “Encontros na Metrópole”, durante a 11ª Semana de Design de São Paulo.
Qual a boa?
De 05 a 10 de setembro, um coletivo de designers se reúne para criar, pensar e repensar o mobiliário autoral brasileiro. São doze espaços residentes na galeria que convidam outros designers para apresentar novidades e trocar experiências.
Segundo o designer Bruno Niz, um dos agitadores desse movimento, “o centro de São Paulo tem uma incrível importância artística para a história do design e arquitetura, além de sintetizar a alma dessa maravilhosa metrópole que mistura tantas culturas e pessoas”.
Bruno e seu Estúdio Niz, por exemplo, convidam a Breve Cerâmicas, a Caboco e a Constance Galeria para apresentar lançamentos de produtos e arte. Tecnologia, ancestralidade, construções autorais e até, o erro, fazem parte dessas novidades.
No dia 06, uma série de talks estão marcados na livraria Tapera Taperá. Entre os destaques, às 15h, a jornalista Regina Galvão conversa com os designers dos estúdios Formabruta e Metro Objetos sobre a relação do mobiliário com os espaços urbanos.
Para ter mais informações sobre os eventos na Galeria Metrópole durante a DW!, acesse a página do Coletivo Encontros na Metrópole, no site do festival.