Numa esquina do Baixo Augusta está o Edifício Virgínia. Um prédio com características modernistas, datado do início da década de 1950 e que, bem, estava um tanto abandonado faz alguns anos. Há poucos meses, porém, o térreo vem sendo ocupado por um mix de bar, café, escritório e feira de criativos: o Térreo Virgínia, uma iniciativa da incorporadora Somauma (@somauma.br) e da BaFu – Barra Funda Autoral (@barrafundaautoral).
O Térreo já chama a atenção por sua estética que instiga a ocupação do Centro, mas dá pra ficar ainda mais interessante: para a Semana de Design de São Paulo, a Somauma convidou Claudio Magalhães, idealizador da BaFu, para a curadoria da mostra “O Tempo das Coisas”, que vai reunir 40 criativos entre designers e artistas. A exposição segue de 4 a 11 de setembro e toma três dos quatro apartamentos no 9º andar do edifício, somando mais de 500 m2.
A ideia é demonstrar a passagem do tempo: o que foi, é e será para nós e para os objetos, construções e seus usos. Um emblema do ocorrido com o edifício, que já teve seus tempos áureos, hoje – quase completamente desocupado – abrigará a exposição e, em breve, passará por um retrofit desenhado pelo Somauma.
Os nomes escolhidos reúnem uma gama plural. Tem gente com longa estrada, como o designer Paulo Alves e o artista Paulo Von Poser e novos talentos, a exemplo do artista visual Francisco Brandão e da ceramista Jamila Cruzado. Também vale ficar de olho na arte têxtil de Jessica Costa e na poesia urbana de Lau Guimarães, entre outros.
Pra melhorar, ainda estão marcadas palestras no 7º andar, com realização da Somauma e programação a ser divulgada em breve. Fique atento às novidades aqui, no site da DW!, e nas redes sociais (@designweekendsp).